O cidadão que desejar participar de audiências públicas virtuais, de votações de enquetes, ou apresentar sugestões ao Poder Legislativo, pode fazê-lo com a identificação digital do gov.br. “Simplificando as ações dos cidadãos no mundo digital, agora eles podem usar a sua identificação digital do gov.br para também exercer sua cidadania na Câmara dos Deputados”, destaca o diretor-geral da Câmara, Celso Correia.
O gov.br reúne 4,8 mil serviços do governo federal — 72% totalmente digitais, como as carteiras digitais de Trabalho e de Trânsito; solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição; e prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para acessar os serviços do Legislativo, o cidadão pode efetuar o login tanto via celular, quanto pelo computador ou notebook.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, acredita que o gov.br se consolida ainda mais como plataforma de governo. “Queremos ampliar o relacionamento e a confiança do cidadão nos serviços públicos em todo o país”, diz. A plataforma do governo federal conta com 117 milhões de usuários cadastrados.
Ampliação
Treze unidades federativas e 302 municípios já integram os serviços públicos à plataforma. A Estratégia de Governo Digital 2020-2022 pretende ampliar o uso da identificação digital única para serviços do Executivo. “Sai ganhando o cidadão, que não precisa mais memorizar múltiplos logins e senhas, e encontra com mais facilidade os mais diversos serviços de áreas”, afirma o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.