O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (26/11) que avalia quarentena para viajantes de avião vindos da Argentina. Em conversa com jornalistas, o chefe do Executivo foi questionado sobre um eventual fechamento da fronteira em meio à nova variante da covid-19 da África do Sul. No entanto, não especificou se usou a Argentina como exemplo ou se realmente será adotada a medida para o país. A declaração ocorreu após a cerimônia de formatura do 76º Aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro e foi disponibilizada pelo G1.
"Conversei com o Almirante Barros, que é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conversei com o Ciro (Nogueira), que é chefe da Casa Civil. Discutimos Argentina. Quem veio da Argentina de carro para cá, sem problema. Quem vier de avião tem que ficar 4 dias em quarentena. Eu vou tomar medidas racionais. Carnaval por exemplo. Eu não vou para o Carnaval. A decisão cabe a governadores e prefeitos. Eu não tenho o comando do combate à pandemia", apontou.
A Anvisa publicou nota técnica nesta sexta-feira, recomendando medidas restritivas de caráter temporário em relação aos voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, em decorrência a nova variante do SARS-CoV-2 identificada como B.1.1.529.
Sobre uma quarta onda, o líder do Planalto destacou que "tudo pode acontecer". "Tudo pode acontecer, uma nova variante, um novo vírus, como foi isso aí. O mundo, o Brasil não aguenta um novo lockdown. Vai condenar todo mundo à miséria e a miséria leva à morte também. Não adiante se apavorar", completou.
Mais cedo, ainda em Brasília, o presidente voltou a falar sobre a possibilidade de uma quarta onda de covid-19 no país, mas descartou o fechamento de aeroportos.
Saiba Mais
- Mundo É preciso mais informação sobre nova variante para restringir viagens, diz Fauci
- Ciência e Saúde IATA: restrições a viagens não controlam variantes da covid no longo prazo
- Mundo EUA anunciam restrições de viagens para África do Sul e outros 7 países
- Economia Bolsas da Europa fecham em forte queda, diante de preocupação com nova variante
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.