O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (9/11) que a abertura do primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil será lançado em dezembro. A proposta substitui o atual Mais Médicos, lançado em 2013 no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
De acordo com a pasta, o novo programa traz novidades "como formação em medicina de família e comunidade, remuneração mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira (com o objetivo de diminuir a rotatividade dos médicos), e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena". Segundo o órgão, a proposta promoverá 5 mil vagas imediatas já em 2022.
"É prioridade do Médicos pelo Brasil contemplar os municípios mais pobres e que mais necessitam dos serviços de saúde”, disse o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
O Ministério da Saúde ainda afirmou que os contratos do programa Mais Médicos ainda continuarão vigentes até o final. O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade.
Saiba Mais
- Política Câmara aprova texto-base da PEC dos precatórios em segundo turno
- Política Paulo Guedes pede cancelamento de reunião sobre offshore com comissões da Câmara
- Política TSE mantém mandato do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas
- Política Senado aprova tratamento de estudantes com transtornos de aprendizagem
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.