Bolsonarismo

PMs estão ajudando bolsonaristas acampados no Parque da Cidade

Em um vídeo publicado no Instagram, um apoiador do governo registra a presença de policiais militares fardados no acampamento

Acampados no Parque da Cidade para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, manifestantes estão recebendo ajuda de policiais militares. Vídeos publicados nas redes sociais de bolsonaristas filmam o cotidiano do alojamento e afirmam que PMs à paisana estão auxiliando a permanência dos apoiadores do governo. O Correio esteve no local, na noite da última quinta-feira, e flagrou cerca de 20 barracas montadas no estacionamento 3. De acordo com a administração do local, eles não têm permissão para ficar lá.

Em um vídeo publicado no Instagram, um apoiador do governo registra a presença de policiais militares fardados no acampamento. No entanto, o bolsonarista ressalta que os PMs estão no local para apoiar o movimento. “A gente está recebendo a visita da Polícia Militar. Mas eles querem fazer o quê? Eles querem nos desmobilizar daqui? Negativo. Vieram prestar apoio. Inclusive, a Polícia Militar do Distrito Federal é que está fazendo intermédio (sic) em relação à nossa permanência aqui”, diz um homem identificado nas redes como Perci Wild.

Em outro material publicado pelo bolsonarista, ele agradece o recebimento de uma bicicleta enviada por um policial militar do DF. “Obrigado, Vespaziano. Eu meio que duvidei, mas o cara tem honra para caramba. Vespaziano é um PM aqui do DF. Ele é meu seguidor e estava acompanhando a live e falou ‘vou te levar uma bike aí no acampamento’”. Em seguida, ele marca a rede social do policial nos comentários do post e agradece mais uma vez.

O administrador do Parque da Cidade afirmou que o grupo não tem permissão para permanecer ali. “Existe uma lei que proíbe acampamento em todos os Parques. No que eu saiba, acampamento é só na área do camping”, disse Silvestre Rodrigues da Silva, que acrescentou estar negociando a desocupação da área — mas não deu prazo para que isso aconteça. Procurada, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pontou que a preocupação é fazer a segurança do local. Leia a nota na íntegra no final deste texto.

Manifestantes pró-governo voltaram a acampar em Brasília após serem removidos da Esplanada dos Ministérios, a pedido do Governo do Distrito Federal, na semana passada. Pelo Parque da Cidade estão espalhadas bandeiras do Brasil, de Israel e até mesmo imagens de Bolsonaro. Faixas e cartazes também foram colocados no acampamento. As mensagens pedem a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a “criminalização do comunismo”. Algumas delas estão escritas em inglês, italiano e espanhol. Os bolsonaristas improvisaram uma cozinha e montaram um esquema de iluminação.

Posicionamento da PM:

Em todo agrupamento social em Brasília, a Polícia Militar faz rondas para a segurança dos participantes e comunidade das cercanias. Recentemente, houve policiamento no acampamento indígena instalado na Esplanada e no Eixo Monumental. Onde for necessário, a PMDF estará presente para garantir a segurança.
A Polícia Militar, quanto instituição, não doa objetos a acampados. Se houve alguma doação, pode ter sido uma decisão individual. A PM salienta que a doação da bicicleta a uma criança é um gesto humanitário.
Quanto à permanência dos manifestantes ações devem ser adotadas e planejadas e a PMDF está em condições de apoiar os órgão responsáveis

Saiba Mais