A partir de 2027, o presidente e governadores serão empossados, respectivamente, nos dias 5 e 6 de janeiro. O Senado aprovou, em dois turnos, o texto-base da reforma eleitoral, na tarde desta quarta-feira (22/9), e manteve a mudança na data das posses propostas pela Câmara dos Deputados.
Atualmente, as posses são sempre no primeiro dia de janeiro. Por 66 votos a 3, o Plenário decidiu avançar com a tramitação da PEC 28/21. Durante a votação, foi rejeitado o dispositivo que previa a volta das coligações em eleições proporcionais.
Agora, os senadores passarão a analisar os destaques, que pedem mudanças na redação da proposta. Após a apreciação dos parlamentares, o texto segue para promulgação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.