ELEIÇÕES 2022

Maia é reforço para possível candidatura de Doria ao Planalto

Após o ex-presidente da Câmara assumir cargo no governo de Doria, aumentam as especulações de que ele ajudará o governador em 2022

O deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) será o novo Secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Governo de São Paulo. O ex-presidente da Câmara dos Deputados será responsável por agilizar os projetos de desestatização, acelerando as parcerias público-privadas e as concessões em andamento.

O anúncio foi feito, ontem (19/8), pelo governador João Doria, pré-candidato do PSDB à Presidência em 2022. “A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país”, salientou o governador.

Desentendimento

Maia, que deve manter o domicílio eleitoral no Rio de Janeiro, foi expulso do DEM em junho passado, depois de se desentender com o presidente do partido, ACM Neto. O deputado estava insatisfeito na legenda, situação que se agravou depois que o partido ajudou a eleger o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), derrotando Baleia Rossi (MDB-SP), que era apoiado por Maia.

Ele também chegou a pedir a desfiliação do partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegando que sofria grave discriminação e que a legenda mudou de posicionamento político, aliando-se ao presidente Jair Bolsonaro.

Ao assumir cargo no governo de Doria, aumentam as especulações de que poderá fazer parte da campanha presidencial do governador, caso vença a convenção do partido em novembro e seja indicado à corrida ao Palácio do Planalto. Maia tem bom trânsito entre políticos e o mercado financeiro, além de conhecer bem os bastidores da Câmara.

Saiba Mais