O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), descartou, nesta quarta-feira (11/8), qualquer possibilidade de a Casa discutir alguma proposta sobre a adoção do voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O parlamentar disse que a decisão do plenário Câmara de rejeitar a PEC que previa essa modalidade de voto, durante sessão na terça-feira (10), encerrou de vez as discussões sobre o tema no Congresso Nacional.
"Ontem, a Câmara se pronunciou a respeito disso, numa deliberação em plenário em relação a uma proposta de emenda à Constituição que foi rejeitada, ou seja, não aprovada pela Câmara dos Deputados. Indagaram-me a respeito de uma PEC parecida, que há no Senado Federal, desde o ano de 2015, mas considero que esse pronunciamento da Câmara, em relação a esse tema, torna definitiva e resolvida essa questão, não cabendo ao Senado qualquer tipo de deliberação ou de tramitação de uma matéria com o mesmo objeto, em função da decisão da Câmara dos Deputados", disse o presidente do Senado, durante pronunciamento.
O parlamentar também reafirmou ter confiança na Justiça Eleitoral brasileira e disse acreditar que as eleições de 2022 serão realizadas "com o máximo de lisura, sem qualquer tipo de fato que possa ser apontado em relação à fraude ou qualquer coisa que o valha".
"Então, renovo essa confiança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Justiça Eleitoral brasileira e que tenhamos a normalidade no processo eleitoral de 2022, pilar que é da democracia e do estado de direito", declarou o senador. "Portanto, fica esse registro e, basicamente, essa proposta de emenda à Constituição que me foi indagada a respeito de estar nela contido algum tipo de questão em relação a voto impresso, já há essa decisão da Câmara dos Deputados e, portanto, esse assunto está resolvido", acrescentou.
Saiba Mais
- Política Bolsonaro após derrota do voto impresso: "Metade não acredita 100% na lisura do TSE"
- Política Bolsonaro diz que eleições devem enfrentar "mácula da desconfiança"
- Política Após derrota da PEC, Mourão diz que voto impresso é "caso encerrado"
- Política "Não tenho provas", diz Bolsonaro após afirmar ter tido 12 milhões de votos 'desviados' em 2018
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.