O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quinta-feira (5/8) com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, emissário do governo do presidente americano, Joe Biden. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e não constava na agenda oficial do mandatário.
Na mesa, foram tratados temas como a pauta ambiental na Amazônia, mecanismos de financiamento internacional para projetos de preservação e também a corrida do 5G — os EUA desejam barrar equipamentos chineses.
E para iniciar sua visita ao Brasil, o conselheiro de segurança nacional @JakeSullivan46 se encontrou hoje com o presidente @jairbolsonaro. Eles reafirmaram a importância da parceria estratégica entre ???????? e ????????. pic.twitter.com/LaLmqQVmwD
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 5, 2021
A previsão é de que Sullivan se encontre ainda com o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e participe de um almoço no Itamaraty. Há também a expectativa de que ele se reúna com governadores do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentarem Biden por ocasião das eleições e por ser ferrenho defensor de Donald Trump. No dia 20 de janeiro, ele enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, felicitando Biden pela posse. O chefe do Executivo brasileiro se mostrou otimista quanto à relação bilateral entre os dois países com o início do mandato e disse acreditar em um “excelente futuro para a parceria Brasil-EUA”.
“Cumprimento Joe Biden como 46º Presidente dos EUA. A relação Brasil-Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, escreveu o mandatário na data.
Saiba Mais
- Economia Embaixador dos EUA afirma que Brasil terá de preservar Amazônia para entrar na OCDE
- Mundo Em cúpula do clima, Brasil enfrenta seu maior teste na relação com EUA
- Política Na cúpula do clima, Bolsonaro diz que Brasil terá neutralidade climática até 2050
- Mundo Enviado de Biden, Kerry diz que 'Amazônia vai desaparecer' se EUA não negociarem com o Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.