O Governo de São Paulo, do tucano João Doria (PSDB), informou que autuou neste sábado (31/07), pela terceira vez, o presidente Jair Bolsonaro e outras sete autoridades pelo não uso de máscara em aglomeração em manifestação em Presidente Prudente, São Paulo. A primeira ocorrência foi registrada no dia 12 de junho, após motociata na capital. Já a segunda, em Sorocaba no dia 25 de junho.
Além dele, também receberam autuações da Vigilância Sanitária Estadual o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno; o Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia; o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Já na esfera do Legislativo, foram flagrados os deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP), Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Coronel Tadeu (PSL-SP).
Em nota, o governo destacou que os reincidentes poderão ser multados em até R$ 290,9 mil pelo estímulo e envolvimento em ações de risco à saúde pública - Bolsonaro, Tarcísio, Zambelli, Cezinha, e Coronel Tadeu foram flagrados anteriormente infringindo a lei durante manifestações em junho.
Cada um dos demais está sujeito à multa de R$ 552,71 por descumprimento da legislação que determina o uso da proteção facial em espaços públicos.
"Os autos serão enviados via Correios para cada um e descrevem as normas previstas na lei, citando a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais, como uso de máscara e distanciamento social", informou a assessoria paulista.
Motociata
Mais cedo, em Presidente Prudente, o mandatário participou de uma motociata acompanhado por apoiadores. As imagens foram publicadas em suas redes sociais. Ao som de "mito", sem máscara e em meio à aglomeração, o chefe do Executivo cumprimentou apoiadores com apertos de mãos e tirou selfies.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.