A senadora Simone Tebet (MDB-MT) comentou ao Correio a crise política que se instaurou após a ameaça do Ministro da Defesa ao Congresso Nacional. Conforme noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, o general do Exército Walter Braga Neto condicionou as eleições de 2022 ao voto impresso, que precisa ser implementado por proposta de emenda à Constituição (PEC). A PEC 135/2019 só não perdeu no voto por conta de uma manobra de governistas. O texto não tem o apoio necessário para avançar no parlamento.
A ameaça de Braga Neto está fora do papel constitucional das Forças Armadas e tem um desdobramento importante. Se não há eleição, o atual presidente permanece no cargo, mas sem o aval da população. O ministro teria feito a advertência intimidatória ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em particular. Na manhã desta quinta (22/7), disse brevemente à imprensa que não ocorreu a ameaça. Depois, emitiu uma nota afirmando se tratar de “desinformação, e afirmando que o debate do voto impresso pertence ao Congresso.
Há fortes possibilidades que Braga Neto seja convocado à Câmara para se explicar. Partidos de esquerda também acionarão o Supremo Tribunal Federal. Para Tebet, o ocorrido é um sintoma do risco de morte da democracia. A senadora integra a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid como convidada. O colegiado, recentemente, também foi ameaçado pelo ministro da Defesa e pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A senadora alertou que, mesmo que o general desminta o ataque direto à democracia, o esgarçamento das instituições tem sido recorrente, o que é um perigo para o sistema político brasileiro. “Fake ou fato, desmentido ou não, lançamento de instituições democráticas umas contra as outras tem sido recorrente. Assim morrem as democracias. É papel das Forças Armadas garantir instituições fortes, independentes e harmônicas. Assim é que as democracias se fortalecem”, alertou.
Saiba Mais
- Política Câmara convida Braga Netto, da Defesa, a explicar nota das Forças Armadas
- Política Randolfe e Tebet enumeram os militares envolvidos no esquema de vacinas
- Política Forças Armadas não apoiarão aventura antidemocrática, garante militar
- Política "É preciso uma posição imediata do Lira", diz presidente da CPI sobre recado de Braga Netto
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.