O deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) teve quatro pedidos de asilo diplomático recusados. As informações são da coluna do jornalista Guilherme Amado.
Daniel havia sido preso em fevereiro por ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incitar a violência e defender atos antidemocráticos, como o fechamento da própria Corte e a decretação de um novo Ato Institucional 5 (AI-5) - o mais duro instrumento de repressão da ditadura militar.
Desde meados de março, ele foi autorizado a cumprir prisão domiciliar. Mas, na semana passada, foi preso novamente por violar o monitoramento eletrônico ao qual estava submetido.
A defesa do deputado não revelou a quais embaixadas foram endereçados os pedidos de asilo, mas afirmou que três foram para países europeus e uma para a representação de um país asiático.
Segundo os advogados, as recusas ocorreram devido ao fato de os países não serem signatários da Carta de Caracas, o que inviabiliza a concessão de asilo.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
Tags: #
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.