Ministério da Saúde

General nomeado por Pazuello assume função de substituto de Roberto Dias na Saúde

Roberto Dias, que era diretor de Logística de Saúde, foi exonerado após denúncia de que teria pedido propina de US$ 1 por vacina a um suposto vendedor de imunizantes. CPI da Covid suspeita que Marcelo Blanco, eventual diretor substituto de Dias, também estava presente na reunião

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (30/6), no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, a designação do general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes à função de diretor substituto do Departamento de Logística (DLOG) da pasta. O servidor foi nomeado no lugar do tenente-coronel do Exército Marcelo Blanco, o qual a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 suspeita de ter participado de uma reunião na qual foi solicitada propina de US$ 1 por dose de imunizante a um vendedor de vacina. Antes, o cargo de diretor era ocupado pelo agora exonerado Roberto Ferreira Dias, que também tem seu nome envolvido no escândalo.

O caso foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo. A denúncia foi feita pelo empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply. Ele relatou que o pedido de propina ocorreu quando ele ofereceu ao ministério 400 milhões de doses da vacina contra covid-19 da AstraZeneca.

O pedido de propina, segundo ele, partiu do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, no dia 25 de fevereiro. Ele foi exonerado ontem após publicação da reportagem. À Folha, Dominguetti disse que também estava no referido encontro um militar do Exército e um empresário. A CPI da Covid suspeita que o militar que participou da reunião era Marcelo Blanco, que exercia a função de diretor substituto do DLOG. Blanco também chegou a exercer função de assessor do departamento, mas deixou o cargo em janeiro. 

O general da reserva Ridauto Fernandes possui cargo na pasta desde quando foi nomeado pelo ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, como assessor do Departamento de Logística em Saúde e já chegou a dirigir o DLOG. Agora, comanda o departamento novamente, ainda que seja como substituto de um novo diretor, que ainda não foi definido pela pasta.

Ridauto defende intervenção federal, além da decretação de estado de defesa e de sítio para enfrentar a crise, como fica claro em publicações feitas por ele nas redes sociais.

Saiba Mais