DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Artistas e pensadores assinam carta em apoio a demarcação de terras indígenas

Xuxa, Giovanna Ewbank, Chico Buarque e Marisa Monte estão entre famosos que apoiaram o documento. Carta também está aberta ao público

Uma carta aberta em defesa dos direitos originários dos povos indígenas sobre terras tradicionais deste grupo foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (23/6). O documento foi assinado por 300 pessoas, dentre elas 186 personalidades brasileiras.

Os cantores Chico Buarque, Daniela Mercury, Marisa Monte e Fafá Belém e as apresentadoras Xuxa Meneghel e Giovanna Ewbank estão entre os famosos que apoiaram a causa. Há ainda as assinaturas do filósofo Leonardo Boff, da antropóloga Lilia Schwarcz e dos atores Cassio Scapin, Antonio Pitanga e Marieta Severo.

O texto pede que o STF refute o entendimento jurídico de “marco temporal”, apoiado pelo órgão em 2009 durante o processo de demarcação da terra indígena Raposa/Serra do Sol durante o julgamento do Recurso Extraordinário 1.017.365, que será julgado em 30 de junho.

O marco temporal considera que indígenas têm direito à terra “desde que a área pretendida estivesse ocupada pelos indígenas na data da promulgação da Constituição Federal (outubro de 1988)”. O RE a ser julgado trata de um pedido de reintegração de posse indígena para os povos originários e, caso o STF seja favorável, a decisão poderá derrubar o marco temporal e facilitar a demarcação das outras terras.

O marco temporal tem sido usado como regra desde 2017, após o então presidente Michel Temer assinar um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) para que o entendimento fosse utilizado em toda a administração federal. De acordo com o documento, a medida de Temer paralisou 231 processos demarcatórios e “ignorou 536 pedidos indígenas de constituição de grupos de trabalho para identificação de outras terras tradicionais”.

“Este Supremo Tribunal tem em suas mãos a oportunidade de corrigir esse erro histórico e, finalmente, garantir a justiça que a Constituição determinou que se fizesse aos povos originários”, afirma a carta. Até o dia do julgamento do recurso, a aarta está aberta ao público em geral para recolher mais assinaturas. Confira aqui.

Outras reivindicações indígenas são apoiadas por personalidades

Após o confronto entre indígenas e as polícias Legislativa e Militar, na tarde da terça-feira (22/6), o caso tomou repercussão nacional e foi veiculado na mídia Brasil afora. Nas redes sociais, alguns famosos mostraram apoio. A atriz e produtora Paula Lavigne publicou um vídeo de representantes indígenas sobre o Projeto de Lei nº 490/2007.

Saiba Mais