União

Lula e FHC assinam nota em apoio ao presidente da Argentina contra medidas de Guedes

Os dois ex-presidentes brasileiros se manifestaram contra as medidas de redução de tarifas do Mercosul tomadas pelo ministro da economia do governo Bolsonaro

Uma nota em apoio ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi assinada pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Os dois ex-presidentes brasileiros se uniram para expressar suas opiniões contrárias às medidas de redução de tarifas do Mercosul, instituídas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A ação pode prejudicar as indústrias do país que faz fronteira com o Brasil.

“Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”, diz a nota divulgada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Lula e FHC têm mostrado aproximação nas redes sociais. No dia 21 de maio, os dois se encontraram para um almoço e publicaram foto nos perfis do petista no Instagram, Twitter e Facebook. Segundo a postagem, o almoço foi realizado a convite do ex-ministro Nelson Jobim. “Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”, diz a legenda da foto.

Saiba Mais