O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (4/6) em mensagem gravada enviada à 24ª edição do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, evento organizado pelo governo da Rússia, que tem orgulho do país conservar 84% do bioma amazônico.
“A agricultura brasileira atende aos mais altos requisitos sanitários e de sustentabilidade. Apenas 27% de nosso território são utilizados pelo agronegócio. Temos orgulho de conservar 84% de nosso bioma amazônico e 66% de nossa vegetação nativa”, alegou. Mandatário também relatou que nos próximos anos, o Brasil deve consolidar-se como o maior produtor mundial de alimentos.
Com base nos dados de maio do sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Greenpeace divulgou que, até o dia 28, houve aumento de 41% nos alertas de desmatamento da Amazônia, registrando o pior maio da série histórica das pesquisas, iniciada em 2015, antes mesmo do encerramento do mês. Nesse período, a área desmatada somou 1.180 km2, o maior volume mensal.
No acumulado do ano, o aumento da área desmatada somou 2.337 km, dado 14,6% superior ao registrado no mesmo período de 2020, apesar do grande volume de chuvas na região Norte, o que deveria desacelerar o desmatamento, destacou a entidade.
Saiba Mais
- Brasil Desmatamento de Mata Atlântica cai 9% no país nos últimos 2 anos
- Mundo G7: Em comunicado, países pedem ação coordenada contra mudanças climáticas
- Política Entenda investigação contra Ricardo Salles autorizada pelo STF que apura suspeita de atrapalhar PF
- Política Com Cristo no oxigênio, Economist diz que Brasil precisa tirar Bolsonaro em 2022 para sair de crises
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.