O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir a aprovação do voto auditável nesta quarta-feira (5/5) durante solenidade no Palácio do Planalto. Segundo o mandatário, caso a questão passe no Congresso, "ninguém vai contestar em lugar nenhum".
“Colegas parlamentares, a decisão é dos senhores. Nós queremos, o povo quer, o voto auditável. Qual o problema nisso? Aqueles que acreditam que não há fraude, por que ser contra? Agora, se vocês promulgarem o voto auditável, ele será executado por ocasião das eleições do ano que vem, repito, será posto em prática. Ninguém vai contestar em lugar nenhum, a constitucionalidade de uma ação por parte dos senhores parlamentares nessa questão", declarou.
Em live na semana passada, o mandatário comentou que a expectativa é de que o projeto seja aprovado até setembro. "Tive contato com a liderança da Câmara, do Senado, para ver se nós aprovamos até setembro um voto auditável pela ocasião das eleições do ano que vem. O que é voto auditável? Você vota, o voto é impresso em um papel, você concorda e aperta um botão e aquele papel, que não passa pela tua mão, cai dentro da urna", explicou.
De acordo com Bolsonaro, nesta semana deverá ser instalada a comissão para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que trata sobre sobre o voto impresso.
Internet
Durante abertura oficial da Semana das Comunicações, o ministro das Comunicações, Fabio Faria anunciou parceria do governo como o Banco do Brasil e Sebrae, a qual levará internet para mil municípios. Após a cerimônia, Bolsonaro seguiu para o Congresso onde visitou a exposição de demonstração das aplicações prática do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil.
Também hoje, foi acionada simbolicamente a antena do primeiro piloto de internet 5G, no Brasil, localizada no Palácio do Planalto.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.