POSSE NO PLANALTO

A portas fechadas, Bolsonaro dá posse a André Mendonça na AGU e Anderson Torres na Justiça

As assinaturas dos termos de posse ocorreram em gabinete a portas fechadas e não constava na agenda oficial do mandatário

Ingrid Soares
postado em 30/03/2021 17:07 / atualizado em 30/03/2021 19:09
 (crédito: Evaristo Sá/AFP
)
(crédito: Evaristo Sá/AFP )

O presidente Jair Bolsonaro deu posse na tarde desta terça-feira (30/03) aos ministros André Mendonça na Advocacia-Geral da União (AGU) e a Anderson Torres no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rápida solenidade ocorreu no gabinete a portas fechadas.

Mendonça retornou ao cargo que ocupou até abril do ano passado e substitui José Levi, que foi demitido após não ter assinado a ação que o Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir governadores de adotarem medidas restritivas de circulação durante o agravamento da pandemia.

Já o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, que era Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, entrou no posto de Mendonça. Ele anunciou a assinatura da posse por meio das redes sociais.

Perfis

Natural de Brasília, Torres é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e faz parte do quadro da Polícia Federal desde 2003. Especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal em Segurança Pública e com formação em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, Anderson sempre teve uma atuação focada na repressão e no combate ao crime organizado. O novo ministro foi professor da Academia de Polícia Civil do estado de Roraima, da Academia da Polícia Militar do Distrito Federal e da Academia Nacional de Polícia.

Já Mendonça, é natural de Santos (SP) e é advogado da União desde 2000. Tem os títulos de doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde apresentou teses sobre recuperação de ativos desviados pela corrupção que receberam o Prêmio Extraordinário da instituição de ensino.

Enquanto Ministro da Justiça e Segurança Pública, foi responsável pelo lançamento de força-tarefa do Sistema Único de Segurança Pública para aperfeiçoar o trabalho coordenado entre as forças de segurança estaduais e nacional. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação