PANDEMIA

Vice-prefeito de Unaí morre por covid-19, dias após perder esposa pela doença

Morte do político ocorreu apenas quatro dias após a perda da esposa, também vítima do novo coronavírus

Luiz Ribeiro - Estado de Minas
postado em 26/03/2021 19:05
 (crédito: Patos Hoje/Divulgação)
(crédito: Patos Hoje/Divulgação)

O vice-prefeito de Unaí, Waldir Novais Pinto Filho (PSDB), de 66 anos, conhecido como “Pintinho”, morreu nesta sexta-feira (26/3), em decorrência de complicações da covid-19, quatro dias após perder a mulher, Elizete Oliveira Novais Pinto, de 62, também vítima da doença respiratória.

Conforme informações apuradas na cidade de Minas Gerais, inicialmente, o vice-prefeito esteve internado após ser infectado pelo novo coronavírus, mas chegou a receber alta. Ele voltou a apresentar os sintomas, contudo, retornando ao hospital. O quadro piorou. Ele foi intubado, e não resistiu. O político deixa quatro filhos.

Pintinho, que tinha a profissão de contador, foi secretário municipal da Fazenda de Unaí antes de ter sido eleito vice-prefeito em 2016, como companheiro de chapa do prefeito José Gomes Branquinho (PSDB). Em 2020, a dupla foi reeleita no comando da prefeitura do município ( 84,9 mil habitantes), que se destaca pela grande produção de cereais (milho e feijão), distante 194 quilômetros de Brasília (DF).

Como outras cidades do interior de Minas, Unaí enfrenta a superlotação hospitalar por causa do aumento de casos da covid-19, apesar da onda roxa, a fase mais restritiva do Plano Minas Conscientes, do Governo do estado, prorrogada até 4 de abril, em todos os 853 municípios mineiros.

Sem leitos

Conforme os dados a Secretaria de Saúde de Unaí, nesta sexta-feira, dos 15 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes do novo coronavirus na cidade, 14 (93,3%) estão ocupados. Dos 88 leitos clínicos para pessoas contaminadas pela doença no município, 71 (80,7%) estão ocupados.

Ainda de acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica do município, já foram confirmados 7.584 casos e 124 mortes provocadas pela doença na cidade. Nas últimas 24 horas, houve o registro de 105 novos casos e 12 óbitos provocados pela doença respiratória em Unaí.

Prefeito faz apelo

Diante do aumento de novos casos, em entrevista, nesta sexta-feira, o prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, fez um apelo à população para não viajarem durante a Semana Santa, feriado prolongado na próxima semana. Ele também recomendou a pessoas de outras cidades, sobretudo de Brasília, que evitem visitar parentes em Unaí durante esse período de pandemia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação