Na mensagem ao Congresso Nacional durante a abertura dos trabalhos do Legislativo em 2021, o presidente Jair Bolsonaro pediu união entre o parlamento e o Palácio do Planalto para “construirmos um Brasil mais próspero e mais justo para todos”. Segundo ele, “a participação de nosso parlamento é indispensável para o alcance deste objetivo”.
“O atual cenário em que o Brasil se encontra exige de todas as autoridades públicas uma atuação ainda mais coordenada, integrada, harmônica e fulcrada no espírito público”, declarou Bolsonaro, durante solenidade que marcou o início do ano legislativo, na tarde desta quarta-feira (3/2).
Durante a sua fala, o presidente também destacou que “é primordial que tenhamos um projeto de Brasil para as próximas décadas, um projeto de nação”. “Estamos atuando na constituição de uma agenda nacional estratégica e de uma política nacional de desenvolvimento, em linha com a estratégia federal de desenvolvimento”, frisou.
Bolsonaro destacou uma série de proposições legislativas que, na avaliação dele, merecem a atenção e a análise do Congresso neste ano, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo, a reforma administrativa, a agenda de privatizações e de concessões, a revisão dos subsídios creditícios e gastos tributários, a reforma tributária e a autonomia do Banco Central.
“Desejamos que os autênticos interesses do povo brasileiro se sobreponham a quaisquer outros e que, dessa forma, possamos dar continuidade à construção de um Estado mais simples, eficiente e focado em servir o cidadão”, disse Bolsonaro.
“Neste ano de 2021, prosseguiremos trabalhando em prol do povo brasileiro, de nossos princípios, de nossos valores, de nossa democracia. Temos plena convicção e confiança de que os legítimos anseios de nossa população serão devidamente recepcionados e apreciados pelo Congresso Nacional”, acrescentou.
Bolsonaro ainda garantiu que “o governo federal se encontra preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19”. “Com isso, seguimos envidando todos os esforços para o retorno à normalidade na vida dos brasileiros”, afirmou.
Análise de 2020
Bolsonaro também fez um panorama da atuação do governo federal ao longo de 2020. Segundo ele, o Executivo adotou duas premissas básicas diante da pandemia da covid-19: salvar vidas e proteger empregos.
“Com base nessas premissas e com um olhar especial às populações mais vulneráveis, àqueles que mais necessitavam da atenção do poder público, todo o governo federal foi mobilizado para uma atuação ainda mais coordenada, integrada e efetiva. Todos os órgãos e todas as entidades governamentais passaram a direcionar esforços no combate ao vírus e na proteção às pessoas”, destacou.
Bolsonaro garantiu que, desde o início, a sua gestão “não se quedou inerte e, de modo incansável e determinado, agiu com um único objetivo: atender às necessidades da população brasileira”.
“O governo federal não parou. Em paralelo ao monumental esforço exigido para ações de combate ao novo coronavírus, prosseguimos trabalhando em diversas outras frentes, sempre em prol do povo brasileiro.”