ELEIÇÕES NO CONGRESSO

Mourão, sobre apoio a Lira: "Tem que trabalhar com as peças que estão no tabuleiro"

"Quando o presidente não fez ligação com o Congresso, ele não estava indo bem porque não tinha ligações com o Congresso. Agora, ele tem ligações", emendou o vice

Ingrid Soares
postado em 02/02/2021 12:29 / atualizado em 02/02/2021 12:38
 (crédito: AFP / EVARISTO SA)
(crédito: AFP / EVARISTO SA)

O vice-presidente, Hamilton Mourão, comentou nesta terça-feira (2/2) o apoio do presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Arthur Lira (PP-AL) nas eleições da Câmara, em meio a promessa de liberação de recursos para emendas parlamentares e indicações para cargos no governo. O general foi questionado se havia algum tipo de constrangimento pelo fato de Lira ter sido aliado de um dos ex-presidentes da Casa, Eduardo Cunha, envolvido na Operação Lava Jato. O vice justificou que o governo precisa "saber trabalhar com as peças que estão aí no tabuleiro". A declaração foi feita a jornalistas na entrada do Palácio do Planalto.

"Quando o presidente não fez ligação com o Congresso, ele não estava indo bem porque não tinha ligações com o Congresso. Agora, ele tem ligações. É aquela história, tem que saber trabalhar com as peças que estão aí no tabuleiro", afirmou.

Mourão ressaltou ainda que, somado a isso, tem o plano de vacinação contra a covid-19, o que segundo ele, dará a possibilidade de “voltar a um ritmo de vida mais normal". "Acho que a gente tem um momento bom ao longo desse ano, junto com a chegada da vacina, para a gente, pouco a pouco, ir voltando a um ritmo de vida mais normal".

Pelas redes sociais, Mourão também parabenizou os vencedores das eleições do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

"Parabenizo o @rpsenador pela vitória na eleição para a presidência do @senadofederal. Desejo um exitoso mandato e que o Brasil seja o maior beneficiado pelas decisões da Casa", escreveu.


"Ao Dep @ArthurLira_, eleito para a presidência da @camaradeputados, meus sinceros votos de sucesso no direcionamento das propostas que devem beneficiar o #Brasil”, finalizou.

Verbas

Ontem, o deputado Arthur Lira foi eleito à Presidência da Câmara com 302 votos. A disputa estava acirrada, mas a distribuição de R$ 500 milhões em emendas pelo governo gerou votos para Lira. A verba foi repassada para obras indicadas pelos parlamentares nos estados. A liberação dos recursos é obrigatória, mas pode ocorrer ao longo do ano. Essa foi a maior liberação para um mês de janeiro desde que o registro é feito. 

Na torcida

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comentou a vitória de seus candidatos na Câmara e no Senado. A apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo afirmou que os parlamentares fizeram boas escolhas e que ele apenas ficou na 'torcida'. "Os parlamentares, no meu entender, escolheram bons candidatos. Hoje continua. Eu apenas fiquei na torcida", apontou.

No entanto, o Planalto agiu e influenciou na disputa para emplacar seus aliados. Na semana passada, o mandatário havia dito que, "se Deus quiser, participaria e influiria na presidência da Câmara".

"Fizemos uma reunião, aí, com 30 parlamentares do PSL, e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil", apontou, na data.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação