Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado elegem, nesta segunda-feira (1º/2), seus novos presidentes, que substituirão, respectivamente, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).
A eleição no Senado ocorreu mais cedo, terminando com a eleição de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na Câmara, os votos começam a ser computados à noite. Siga abaixo, ao vivo:
A eleição deverá ser decidida entre Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e Baleia Rossi (MDB-SP), preferido do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, e de partidos da oposição a Bolsonaro.
Nos últimos dias, Arthur Lira se tornou o favorito, após uma série de negociações feitas pelo governo com deputados, que incluiu até planos de uma reforma ministerial.
Além disso, no domingo (31/1), a candidatura de Baleia Rossi recebeu um duro golpe, quando o DEM, partido de Maia, abandou a coalizão e liberou a bancada para votar em Lira.
Também são candidatos: André Janones (Avante-MG), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP), Marcel Vam Hattem (Novo-RS) e Kim Kataguiri (DEM-SP). Antes da votação, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) retirou sua candidatura para apoiar Baleia Rossi.
Saiba Mais
- Política Em meio à disputa na Câmara, Maia ameaça com impeachment de Bolsonaro
- Política Eleição na Câmara: como a interferência de Bolsonaro mudou o rumo da escolha do presidente da Casa
- Política O que faz o presidente da Câmara e por que o cargo é tão cobiçado?
- Política Nove deputados disputam a Presidência da Câmara; veja a lista completa de candidatos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.