O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conseguiu reverter na reunião de líderes a falta de registro do seu candidato a sucessor, Baleia Rossi (MDB-SP). Com o ato, Baleia poderá indicar outros deputados para compor a mesa-diretora da Casa e ocupar os cargos em sua eventual gestão.
O clima ficou acalorado na reunião após acusações de irregularidades no registro do bloco. O PT teria ingressado no grupo seis minutos após o prazo final, e o MDB teria registrado todo o bloco também após o prazo limite. Alguns parlamentares chegaram a criticar o envolvimento de Maia e ameaçaram procurar o Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar o tema.
De acordo com a definição, o PL vai indicar a vice-presidência; a segunda-vice, o PSD; primeira-secretaria, PT; e o PSL fica com a segunda-secretaria. Após o registro do bloco, o oponente de Baleia, Arthur Lira (PP-AL), disse que não colocaria impasses ao processo eleitoral. "Não vamos tumultuar a eleição da mesa. Nós vamos participar e garantir a eleição no voto."
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.