PESQUISA DE OPINIÃO

Agravamento da pandemia derruba popularidade de Bolsonaro, diz Datafolha

Levantamento mostra queda da aprovação do governo Bolsonaro; possível impeachment foi rejeitado pela maioria dos participantes da pesquisa 

O mais novo levantamento do Instituto Datafolha, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo na tarde desta sexta-feira (22/1), mostrou queda na aprovação do governo Bolsonaro. A pesquisa ouviu 2.030 pessoas por telefone (por conta da pandemia de covid-19). 

Os resultados principais foram os seguintes: 31% avaliaram o governo Bolsonaro como ótimo/bom; 26% consideram regular, 40% como ruim/péssimo e outros 2% não souberam opinar.

Em comparação com o último levantamento (leia detalhes da última pesquisa neste link), a reprovação aumentou: os 40% indicados nesta sexta estão em contrapartida dos 32% do levantamento feito em dezembro de 2020. O país vê neste momento um agravamento da pandemia, provocado por aumento de casos e mortes. 

Os números que indicam o governo como ótimo/bom caíram: eram 37% em dezembro e agora 31%. O indicador de regular também caiu: 29% no último levantamento e 26% agora.

A pesquisa também pediu a opinião dos participantes sobre um possível impeachment de Bolsonaro: 53% foram contra e 42% favoráveis.