O presidente Jair Bolsonaro negou a informação de que o Palácio do Planalto teria decretado sigilo de 100 anos ao seu cartão de vacinação. Em live na noite desta quinta-feira (21/1), ele garantiu que está com o registro de vacinas atualizado.
A notícia foi publicada há duas semanas pelo jornalista Jorge Amado, da revista Época. Ele obteve a informação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), em que a Presidência da República afirmou que os dados "dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem" do presidente, e impôs sigilo sobre as informações.
Bolsonaro, contudo, desmentiu o jornalista. “Se eu decretei, tem um decreto. Se tem um decreto, tá publicado onde? O que interessa para você saber sobre minha carteira de vacinas? Você quer saber a marca de sabonete que eu uso? É para tumultuar. Vi muita gente boa nas minhas redes sociais me criticando", reclamou.
Bolsonaro justificou que está com todas as vacinas em dia devido à quantidade de viagens internacionais que precisa fazer. Para ingressar em determinadas nações, é obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra algumas doenças.
"Tem países que exigem certas vacinas para serem visitados. Se você não tomar vacina, você não entra", disse o presidente.