Democracia

Parlamentares reagem à fala de Bolsonaro sobre Forças Armadas

Presidente disse que "quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são suas Forças Armadas"

Deputados usaram suas redes sociais para comentar as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, que afirmou nesta segunda-feira, 18, em conversa com apoiadores no Palácio do Planalto, que "quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são suas Forças Armadas".
O ex-relator da reforma da Previdência, deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP), disse que o presidente instiga a opinião pública a fim de criar desordem. "É um irresponsável que cultiva o hábito de provocar a opinião pública, com o objetivo de criar confusão, porque é na confusão que ele pensa reinar. Quem garante a democracia é a Constituição", afirmou.
Moreira também pede que o Bolsonaro "pare de bla-bla-blá e comece a governar".
Para o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), o presidente representa uma "ameaça à democracia ao dizer que ela é uma concessão dos militares e não uma conquista da sociedade brasileira".
O deputado também defende que as funções das Forças Armadas estão relacionadas "a defesa do território e da soberania, mas elas não têm o papel de escolher se teremos ou não eleições".
Rodrigo de Castro (PSDB), deputado federal por Minas Gerais, afirmou que o papel das Forças Armadas está definido pela Constituição. "A história nos mostra que toda vez que as Forças Armadas extrapolaram a sua missão, a experiência foi extremamente negativa", afirmou.
Para o parlamentar, a democracia brasileira precisa ser fortalecida diariamente. "Não há espaço para retrocessos e, sequer, para suposições ou ameaças de que as Forças Armadas poderiam atuar em sentido contrário", concluiu.
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) disse que o presidente está "derrotado e acuado na guerra da vacina", além de defender que, com as declarações, Bolsonaro "volta a flertar com o golpismo e o autoritarismo". "O povo quer a democracia e o seu impeachment!", disse Kokay.
Da mesma forma, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirma que Bolsonaro está "rastejando na sarjeta" e "ventila mais uma baboseira polêmica para ganhar relevância". A deputada conclui: "Pelo que todo mundo vê, o sr. é uma vergonha. E as Forças são do Estado, não apenas de um governo, como o seu fracassado".