Diário Oficial

Exonerações de Onyx Lorenzoni e Tereza Cristina são publicadas no DOU

Exoneração ocorreu a pedido dos titulares das pastas. Os dois reassumem os mandatos de deputados federais para votar na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados

Agência Brasil
postado em 29/01/2021 13:31
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (29) a exoneração dos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Agricultura, Pecuária e Pesca, Tereza Cristina. A exoneração ocorreu a pedido dos titulares das pastas. Com isso, os dois reassumem os mandatos de deputados federais para votar na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, marcada para a próxima segunda-feira (1°).

Até o momento, nove deputados concorrem ao cargo, dois concorrendo por blocos partidários, dois candidatos de partidos e cinco candidaturas avulsas. Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição.

Coletiva de imprensa para tratar sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus.Ministro Onyx Lorenzoni
Coletiva de imprensa para tratar sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus.Ministro Onyx Lorenzoni (foto: Júlio Nascimento/PR)

A disputa, porém, está polarizada entre as candidaturas dos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Com o apoio de 11 partidos (PP, PL, PSL, Pros, PSC, Republicanos, Avante, Patriota, PSD, PTB e Podemos) Lira, foi o primeiro parlamentar a se lançar na disputa. O deputado também conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Já Rossi conta com o apoio do atual presidente da Casa e também de 11 legendas (MDB, DEM, PSDB, PT, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e PSB).

Pelo regimento da Câmara, será eleito em primeiro turno, o deputado que conseguir a maioria absoluta dos votos, isto é, 257, dos 513 deputados.

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência pública remota no Senado
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência pública remota no Senado (foto: Reprodução/TV Senado)

Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno para a presidência. Vence a disputa quem obtiver a maioria simples dos votos.

Há também a expectativa de que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, também seja exonerado do cargo para reassumir seu mandato de deputado na Câmara e também votar na eleição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
    A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
  • Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência pública remota no Senado
    Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência pública remota no Senado Foto: Reprodução/TV Senado
  • Coletiva de imprensa para tratar sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus.Ministro Onyx Lorenzoni
    Coletiva de imprensa para tratar sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus.Ministro Onyx Lorenzoni Foto: Júlio Nascimento/PR