ENERGIA ELÉTRICA

Bolsonaro pede à população que tome 'banhos rápidos' para poupar energia

"Apague uma luz em casa agora. Se for possível, ligue o ar condicionado mais tarde. Desligue mais cedo", aconselhou

Com a conta de luz mais cara, o presidente Jair Bolsonaro pediu em live nesta quinta-feira (03/12) que a população economize energia elétrica. A declaração ocorreu durante transmissão de live nas redes sociais.

"Um apelo que eu faço a você: apague uma luz em casa agora. Se for possível, ligue o ar condicionado mais tarde. Desligue mais cedo. Não bote naquela temperatura máxima. Fica bacana dormir ali com 12ºC, 15ºC. Tem gente que gosta. Passa para para 18ºC, 19ºC. Ajude a gente", apontou, emendando que a população adote banhos rápidos também.

Bolsonaro completou que a alta no preço não é "maldade" do governo. "Não é maldade da gente, não. Não é para arrecadar mais. É porque estamos usando energia de fonte mais cara como termelétrica. Então fica bem mais caro. Para pagar essa diferença que se coloca essa essa bandeira, tão logo volte à normalidde, acaba essa bandeira", prometeu.

No último dia 2, ele já havia comentado o aumento na conta de energia elétrica dos brasileiros e ainda levantou a possibilidade de racionamento

"O pessoal critica. Agora, se eu não fizer nada, daqui a um mês, se não chover, você pode ir para um racionamento, até pode ter apagão. Daí piora tudo. E quanto mais baixa a represa, mesmo que você jogue nas turbinas (da hidrelétrica) a mesma quantidade de água, gera menos energia, porque tem menos potência. Então o problema é acumulado. Não tem como muitos querem, que você sempre diga sim e faça o que ele acha que é melhor. Não é assim", alegou.

O mandatário completou: "Fomos obrigados a decretar bandeira vermelha há dois dias. Por que isso aí? É pra poder pagar energia mais cara que vem da termoelétrica, porque as reservas estão lá embaixo. As represas estão lá embaixo".