Avante leva a 1ª capital: Manaus

O Avante conseguiu eleger, pela primeira vez, um prefeito de capital. Davi Almeida comandará de Manaus pelos próximos quatro anos e obteve 51,25% dos votos válidos.
Com 31 anos de história, o partido foi um dos que mais cresceram nessas eleições. Ao todo, foram 82 prefeituras conquistadas. Em 2016, tinham sido somente 12. Além da capital amazonense, o Avante também conquistou São Gonçalo, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, com a vitória de Capitão Nelson. Em Belo Horizonte, a legenda fez parte da coligação de Alexandre Kalil (PSD), reeleito com 63,36% dos votos no primeiro turno.

Davi Almeida também foi um dos 17 candidatos pelo país que ganhou de virada. No fim do primeiro turno, Amazonino Mendes (Podemos) tinha largado na frente com uma pequena vantagem. Os novos prefeitos de Cuiabá (MT) e Maceió (AL) também tinham ficado em segundo lugar no primeiro turno.

O novo prefeito de Manaus dedicou a vitória à mãe, que morreu na véspera do segundo turno da eleição de covid-19.

O Avante saltou de 12 municípios conquistados em 2016 para 82 prefeitos eleitos em 15 e em 29 de novembro. Nacionalmente, o partido teve um crescimento de 683%. Ao todo, a legenda elegeu, ainda, 93 vice-prefeitos e 1.073 vereadores.

O melhor desempenho obtidos pelo Avante foi em Minas: controlará 50 municípios.