Judiciário

Nunes Marques participa da primeira sessão colegiada no STF

Magistrado participou da Segunda Turma e disse que não vai proferir votos longos, como era o hábito do seu antecessor, ministro Celso de Mello: "Não sou muito fã da minha própria voz e sou fã também do poder de síntese"

O ministro Nunes Marques, que tomou posse, na semana passada, no Supremo Tribunal Federal (STF), participou da primeira sessão colegiada na Corte nesta terça-feira (10). O magistrado integra o rol de julgadores da Segunda Turma.

Ele foi recepcionado pelos demais e agradeceu as boas-vindas pelos colegas. O ministro Gilmar Mendes destacou que o novo ministro faz parte do quadro de integrantes do Supremo que nasceram no Piauí. “Esta singela saudação não tem qualquer ímpeto de exaurir a grandiosidade da trajetória profissional, acadêmica e profissional de Sua Excelência”, disse Gilmar.

O ministro Ricardo Lewandowski destacou que já acompanhava o trabalho do magistrado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Nunes Marques afirmou que as primeiras ligações que recebeu, após ser indicado à Corte, foram de magistrados da Turma que ele agora compõe.

"Dizer da minha felicidade de integrar não só o STF, mas a Segunda Turma, que coincidentemente foram as primeiras pessoas que, ainda na fase inicial, demonstraram o carinho com a indicação do meu nome, o acolhimento, todos vocês, feliz coincidência", disse.

Ele destacou que não deve proferir votos longos, como fazia seu antecessor, o ministro Celso de Mello, conhecido por relatos demorados e aprofundados. "Não sou muito fã da minha própria voz e sou fã também do poder de síntese. Já iniciando a minha estrada aqui, queria registrar a felicidade não só pelas menções, mas, também, pela forma muito carinhosa com que fui recebido por todos vocês", completou.

 

Saiba Mais