No sábado (14/11), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma lista de sete candidatos a prefeito em sua página no Facebook. Dos nomes indicados por ele, quatro haviam sido derrotados e dois haviam chegado ao segundo turno até a última atualização desta matéria. Em uma das cidades (Santos), o apoiado pelo presidente, Ivan Sartori, seguia em segundo com mais de 90% das urnas apuradas, mas havia chance de o pleito terminar no primeiro turno.
A lista de Bolsonaro acabou sendo apagada depois, e a postagem não está mais disponível na página do presidente na rede social. A relação incluía os seguintes nomes:
- Bruno Engler (PRTB), em Belo Horizonte
- Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza
- Celso Russomanno (Republicanos), em São Paulo
- Coronel Afredo Menezes (Patriota), em Manaus
- Delegada Patrícia (Podemos), em Recife
- Ivan Sartori (PSD), em Santos
- Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro
Até a última atualização desta matéria, Crivella havia garantido o segundo lugar no Rio e disputará o segundo turno com o ex-prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (DEM).
O mesmo aconteceu com Capitão Wagner, na capital cearense, que chegou em segundo lugar e disputará o segundo turno com Sarto, do PDT.
Em Santos, com 90,80% das urnas apuradas, Ivan Sartori estava em segundo lugar, mas torcia para haver segundo turno, uma vez que Rogério Santos (PSDB) somava 51,12% dos votos, com chances de encerrar as eleições no primeiro turno.
Bruno Engler, Celso Russomano, Coronel Menezes e Delegada Patrícia já haviam tido a derrota consumada em suas respectivas cidades.
Saiba Mais
- Política Candidata de Bolsonaro a vereadora fica em 195° e não se elege
- Política Crivella aposta que vai reverter rejeição em possível segundo turno
- Política DEM é o partido que mais elegeu prefeitos de capitais no primeiro turno
- Política Segundo turno será disputado em 18 capitais daqui a duas semanas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.