Nas eleições municipais deste ano, a Justiça Eleitoral disponibilizou um número de WhatsApp para tirar dúvidas em relação ao pleito. Pela da plataforma, é possível checar o local de votação através da assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para usar o chatbot - como é conhecido esse tipo de mecanismo - basta iniciar uma conversa com o tira-dúvidas no aplicativo. O número oficial é: +55 61 9637-1078.
Ao salvar o contato, basta enviar uma mensagem de apresentação que virá uma resposta automática. Para finalizar o cadastro no chat, é só selecionar o opção “Quero receber”. Será apresentada uma lista com os temas disponíveis para consulta. Para saber o local da votação, digite 6.
Instabilidade
A plataforma é uma alternativa para os eleitores que enfrentam dificuldades para usarem o E-título neste domingo (15/11). Neste ano, o aplicativo permite a justificativa do voto de pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral.
"Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos", argumentou o TSE. Conforme o tribunal, até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo. Para fazê-lo, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e a verificação é feita por georreferenciamento.
Para os eleitores que estão em seus domicílios eleitorais, mas não irão às urnas por outros motivos, uma justificativa deve ser apresentada no aplicativo ou no site do TSE, por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Entretanto, neste caso a justificativa deve ser feita em até 60 dias após cada turno, e não pode ser realizada no dia da votação.
No Distrito Federal não haverá postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste domingo para receber as justificativas e o processo deverá ser feito somente pelo aplicativo ou site.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.