Eleitores estão relatando nas redes sociais problemas com o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o e-Titulo. Além de poder ser utilizado para justificar o voto de pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral, a plataforma é uma via digital do título do eleitor, na qual consta foto e permite que o cidadão apresente apenas o perfil do aplicativo no momento de votar, na sessão eleitoral. Também há informações no aplicativo sobre endereço do local de votação e sobre a situação eleitoral do cidadão.
O TSE informou que pode haver "instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos". "Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos", relatou. Conforme o tribunal, até as 8h30 deste domingo (15), cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo. Para fazê-lo, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e a verificação é feita por georreferenciamento.
Tô desde ontem tentando entrar no e-titulo e não consigo
— dani (@ddanicarvaIho) November 15, 2020
consegui entrar no e-titulo ontem mas desconectou sozinho e agora o app deve estar congestionado e não consigo de novo
— bruna (@anystown) November 15, 2020
eu tive um puta trabalho p acessar o e-título pq o nome do meu pai ta errado e agora n da p justificar pq da erro justiça eleitoral pq me odeias
— Gabriele (@gabsbaptista) November 15, 2020
Bah falaram em justificar voto pelo E-Titulo mas sempre da erro. Não queria sair só pra isso
— Joka (@Joka_soares) November 15, 2020
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.