O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, publicou no Twitter um vídeo exaltando o poder bélico dos fuzileiros navais norte-americanos. A publicação ocorreu horas após o presidente Jair Bolsonaro falar em "usar pólvora", ao se referir às críticas do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre queimadas na Amazônia.
O Destacamento de Fuzileiros Navais na Embaixada e nos Consulados dos EUA compartilha uma longa história e uma relação importante e duradoura com a diplomacia que nos permite construir com segurança uma relação bilateral mais forte com o Brasil. Happy Birthday, @USMC! pic.twitter.com/zaYxzVP7Uq
— Embaixador Todd Chapman (@USAmbBR) November 10, 2020
As imagens ressaltam que os "Marines" estão presentes nas embaixadas e consulados do país no exterior, inclusive no Brasil. O vídeo mostra militares desfilando em frente ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O texto, em português, diz que os fuzileiros estão "sempre de prontidão para responder de forma rápida, seja por terra, ar ou mar". O vídeo ressalta ainda que é o maior corpo de fuzileiros do mundo. Na publicação, Todd ressalta que EUA e Brasil mantêm uma relação bilateral harmoniosa.
As críticas de Bolsonaro se referem à afirmação de Biden, que disse ter a intenção de arrecadar US$ 20 bilhões (R$ 100 bilhões) para investir na proteção da Amazônia. Mas, caso o governo Bolsonaro continuasse a promover a devastação do bioma, o presidente eleito ameaçou o Brasil com sanções comerciais.
"Assistimos a um grande candidato a chefia de Estado (Biden) dizendo que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele vai levantar barreiras comerciais contra o Brasil. (...) Apenas na diplomacia não dá (...) Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora", disse o Bolsonaro, na terça-feira (10/11), em evento no Palácio do Planalto.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.