governo

Bolsonaro desiste da indicação de suspeito de corrupção para a Anvisa

Presidente tomou a decisão após Roberto Ferreira Dias ser acusado de assinar um contrato irregular enquanto era diretor de logística da agência

Depois de indicar Roberto Ferreira Dias para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Senado que desconsidere a indicação. O pedido, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27/10), foi feito após Roberto Dias ser acusado de assinar um contrato irregular enquanto era diretor de logística da Anvisa.

O contrato sob suspeita previa a compra de 10 milhões de kits com insumos para testes da covid-19, e o Ministério da Saúde alertou o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre possíveis irregularidades.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado ainda não havia realizado a sabatina de Ferreira Dias, tendo aprovado os nomes de quatro novos diretores para a Anvisa: o médico e contra-almirante Antônio Barra Torres foi confirmado como diretor-presidente da agência, cargo que já vinha ocupando interinamente; como diretores, foram aprovados Cristiane Rose Jourdan Gomes, médica; Alex Machado Campos, advogado; e Meiruze Sousa Freitas, farmacêutica.