IMPEACHMENT

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de SC por até 180 dias

O governador é investigado por suposta prática de crime de responsabilidade na concessão de aumento de salário a procuradores de Santa Catarina

O Tribunal Especial de Julgamento aceitou denúncia contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), na madrugada deste sábado (24). Segundo a decisão, o processo de impeachment contra ele continua, e o governador será afastado do cargo por até 180 dias. Já a vice-governadora Daniela Reinehr, que também estava sendo investigada, permanece no cargo e assume o governo. 

O governador é investigado por suposta prática de crime de responsabilidade na concessão de aumento de salário a procuradores de Santa Catarina. Segundo a denúncia, o caso teria ocorrido no ano passado e o benefício, concedido de forma sigilosa, sem autorização legislativa. Já a defesa nega que houve crime de responsabilidade.

Moisés também é alvo de um segundo pedido de impeachment, aprovado pelo plenário da Alesc na última terça-feira (20). Desta vez, a denúncia aponta crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores artificiais da China, pagos de forma antecipada, mas nunca entregues.