Brasil-EUA

Bolsonaro torce por reeleição de Trump: 'Não preciso esconder isso'

O mandatário também agradeceu o apoio de Trump para a entrada do Brasil na OCDE e reforçou a aliança com o país norte-americano

O presidente Jair Bolsonaro afirmou esta terça-feira (20/10) esperar que o presidente americano Donald Trump seja reeleito. A declaração ocorreu durante a assinatura de quatro acordos com os EUA na embaixada. Horas antes, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien.

O chefe do Executivo acenou à aliança entre os dois países. "Desde o primeiro contato com o senhor presidente Donald Trump, nasceu entre nós um sentimento de cooperação de buscar o bem para seus países. De apagarmos o que tínhamos de não feito corretamente por quem nos antecedeu no tocante à devida representação que os nosso países merecem", apontou.

O mandatário agradeceu o apoio dos Estados Unidos à entrada do Brasil na OCDE. "Eu quero agradecer ao presidente Trump por estar na vanguarda da nossa entrada na OCDE. Acordos vários assinamos, memorandos, como quatro neste exato momento, e dizer que cada vez mais Brasil e EUA retoma aquela amizade que nasceu em 1922", completou o presidente.

O presidente disse, também, que espera comparecer à posse de Trump, reeleito. "Com toda certeza, espero, se essa for a vontade Deus, comparecer à posse do presidente brevemente reeleito nos EUA. Não preciso esconder isso, é do coração, não interfiro, mas do coração e pelo respeito que tenho ao povo americano e pelo trabalho e pela consideração que Donald Trump teve conosco, é que me manifesto dessa maneira neste momento", declarou.

Por fim, Bolsonaro se despediu da delegação americana dizendo esperar vê-los em dezembro. "Quero agradecer a delegação , prezado embaixador e dizer da felicidade que tive no dia de hoje em recebê-lo. Até o mês de dezembro, se Deus quiser", concluiu.