SAÚDE

Bolsonaro sobre visita ao Ministério da Saúde: 'Surpreendido positivamente'

Durante o dia, chefe do Executivo rasgou elogios ao ministro Eduardo Pazuello e caracterizou trabalho do general à frente da pasta como "excepcional"

Após visita ao Ministério da Saúde, onde se reuniu com o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (14/10), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi "surpreendido positivamente". No encontro, o mandatário visitou as instalações do Centro de Operações de Emergência (COE), iniciativa que coordena as ações de combate à crise sanitária, além de receber atualizações sobre as ações contra a covid-19, números e um detalhamento dos testes de vacinas aguardadas pelo país.

O chefe do Executivo rasgou elogios ao ministro durante o lançamento do projeto Genoma Brasil, que cria banco de dados com genes de portadores de doenças para prever e tratar enfermidades. Ele caracterizou o trabalho do general como "excepcional".

"Pazuello quando assumiu interinamente a Saúde foi muito criticado. Agora, a opção minha no momento era por uma gestão na saúde e ele tem dezenas, centenas de profissionais competentes ao seu lado para ajudar nessa outra área da saúde em si. No tocante à gestão. Hoje, visitei o Ministério da Saúde e não foi novidade para mim ser surpreendido positivamente na maneira que ele conduz essa pasta e também por afirmações de servidores no tocante a sua gestão. Ele faz um trabalho com sua equipe, no meu entender, excepcional. E agora dá um grande passo para nós entrarmos na elite na questão de tratamento de doenças no Brasil através do projeto genoma Brasil", ressaltou em evento no Palácio do Planalto.

Bolsonaro também parabenizou Pazuello pelo Projeto Genoma. "É muito bem-vindo. Parabenizo Pazuello e toda a equipe. Peço a Deus que continue iluminando a todos para que possamos entrar na excelência do mundo no tocante a genomas", disse.

Dobradinha

É a segunda vez no mesmo dia que Bolsonaro tece elogios a Pazuello. Mais cedo, o mandatário voltou a apontar qualidades no comandante da Saúde.  "Graças ao bom ministério que montamos, conseguimos, em especial, junto com o Ministério da Economia, implementar medidas que fizeram com que os efeitos colaterais da pandemia fossem bastante mitigados. Na questão da saúde, também tivemos algum sucesso em relação ao resto do mundo. Em especial quando colocamos um general no MS, não por ser general, mas por ser, em especial, um grande gestor que está fazendo um trabalho excepcional nessa área", destacou.

“Mal maior”

Ainda durante o evento do programa Genoma Brasil, Bolsonaro afirmou que o país evitou o pior graças a Guedes e sua equipe. O chefe do Executivo reforçou que não se pode dissociar vida e saúde da questão econômica.


“Atravessamos um momento bastante difícil no Brasil, mas graças ao Paulo Guedes e a equipe, logicamente somado aos demais ministros, mas tendo a economia na frente, evitamos que o mal maior acontecesse no nosso país. Desde o começo eu dizia que tínhamos dois problemas pela frente: o vírus e o desemprego. Eram duas questões que deviam ser tratadas simultaneamente com muita responsabilidade. Muitos não acreditaram nisso e hoje temos ainda um pequeno preço a pagar. Você não pode dissociar vida, saúde de economia. Jamais. Graças ao trabalho de Paulo Guedes, da Economia nossa, nós conseguimos mitigar esses problemas”.

Saiba Mais