Cirurgia do presidente

Após cirurgia, Bolsonaro receba alta e retorna para Brasília

Segundo o boletim do hospital Albert Einstein, divulgado hoje, o chefe do Executivo teve ótima evolução clínica, não apresentou sangramentos e não teve febre

Ingrid Soares
postado em 26/09/2020 11:18 / atualizado em 26/09/2020 14:02
 (crédito: Reprodução / Redes Sociais)
(crédito: Reprodução / Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na tarde deste sábado (26/9). Ele deixou o hospital às 13h30 cercado por um comboio e retorna para o Palácio do Alvorada em Brasília, onde ficará em repouso no final de semana. Segundo a assessoria do Planalto, ele deverá desembarcar por volta das 15h30.

Segundo o boletim do hospital Albert Einstein, divulgado neste sábado (26/9) antes da saída do mandatário, ele estava com "ótima evolução clínica, não apresentando sangramentos e estava afebril". Também foi retirada a sonda vesical. O chefe do Executivo já estava recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto.

Mais cedo, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que o acompanhou, postou uma foto do presidente nos nas redes sociais. O presidente pousou para a imagem vestindo uma camisa do time do Ferroviário (CE). Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado neste sábado, Bolsonaro cumprimentou a população em linguagem de libras com a mão direita. O sinal feito pelo mandatário significa "Eu te amo".

Segundo o hospital, a cirurgia realizada ontem (25/9) durou 1h30 e o cálculo foi totalmente removido. O mandatário está sob acompanhamento de dois médicos, o cardiologista Leandro Echenique e o urologista Leonardo Borges. 

O procedimento

Para extrair a pedra, a equipe médica recorreu a uma cirurgia com anestesia geral, conhecida como cistolitotripsia, considerada simples e minimamente invasiva. Esse método permite que um cano fino siga através do canal da uretra até chegar à bexiga, onde a pedra é fragmentada com a ajuda de um laser. No início do mês, o presidente comentou a apoiadores que estava com uma pedra na bexiga "maior que um grão de feijão".

Esse foi o sexto procedimento médico realizado pelo chefe do Executivo após a facada recebida em 2018, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro desembarcou em São Paulo na noite do último dia 24 para passar pela cirurgia. Antes, passou por Resende e Rio de Janeiro, onde participou de uma formatura da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e da cerimônia de inauguração de estruturas e entrega de equipamentos à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, respectivamente.

Agenda

Na segunda-feira (28/9) pela manhã, Bolsonaro se reunirá na residência oficial com Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com parlamentares e pastores da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). Durante a tarde, na agenda do chefe do Executivo consta ainda reunião com Tarcísio Gomes de Freitas, ministro de Estado da Infraestrutura e Bento Albuquerque, ministro de Estado de Minas e Energia. No final da tarde, a previsão é de que Bolsonaro participe do lançamento do "Programa Mineração e Desenvolvimento", no Ministério de Minas e Energia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação