O ministro Humberto Martins toma posse, nesta quinta-feira (27/8), como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ocupará a cadeira de João Otávio de Noronha. A cerimônia de passagem do cargo é às 17h e contará com a presença do presidente da República. Com a troca, o ministro Jorge Mussi é alçado ao posto de vice-presidente da Corte.
Martins ocupava o cargo de corregedor nacional de Justiça, que agora fica com a ministra Maria Thereza de Assis Moura. Ao Correio, destacou que a Corte é responsável por uniformizar o entendimento sobre a aplicação das leis de todo o país. “Ser presidente do STJ é uma grande honra e uma grande responsabilidade, pois significa comandar um dos maiores tribunais superiores do país, responsável pelo julgamento de milhares de processos, anualmente, e por firmar a jurisprudência relativa à interpretação da Legislação Federal que deve ser observada pelas instâncias ordinárias”, afirmou.
O magistrado destacou que o foco será a gestão participativa. “O sucesso de minha missão está amparado em conduzir um tribunal em que todos, ministros, servidores, membros do Ministério Público, advogados públicos e privados, participem ativamente da gestão, expressem suas opiniões, deem suas sugestões de como podemos melhorar”, observou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.