Conteúdo de marca

SINEPE-DF: 53 anos de história

Criado em 1969, nove anos após a inauguração de Brasília, o Sindicato acompanhou, com pioneirismo, o ápice desenvolvimentista que teve início com a construção da capital federal

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE-DF) foi fundado com o objetivo de organizar, representar e fortalecer escolas e faculdades particulares do Distrito Federal. Anos depois, as instituições de ensino superior criaram a própria entidade, o Sindepes. Hoje, o SINEPE-DF é o representante legal das mais de 570 escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio das regiões administrativas do DF, com quase 200 escolas filiadas que atendem a cerca de 186 mil alunos. O Sindicato representa os interesses da categoria junto às instituições públicas e privadas, atuando pela classe nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

CB Brands - Aloísio Otávio Pacheco de Brito, ex-presidente (1981-1987)

Ao longo do tempo, o SINEPE-DF se credenciou como interlocutor do ensino particular no Distrito Federal. O trabalho obstinado de seus fundadores e dirigentes contribuiu muito para aumentar o prestígio das escolas junto à sociedade, tornando o Sindicato referência no Distrito Federal. Os estabelecimentos filiados integram uma rede que prima pela educação de excelência articulada ao processo de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Brasil e do mundo. Por meio do SINEPE-DF, as escolas aprimoram sua intervenção a fim de prestar serviço da educação de qualidade a crianças e jovens, com a proposta que abarca a socialização do saber, a construção de valores éticos e a afirmação da cidadania plena.

Sob a liderança atual do SINEPE-DF está Ana Elisa Dumont Scussel, advogada, graduada em Direito e pós-graduada em Direitos Sociais, Ambientais e do Consumidor. É, também, especialista em gestão educacional e diretora da Escola Casa de Brinquedos, em Brasília.

Acervo Sinepe/DF - Ana Elisa Dumont Scussel

"O SINEPE/DF, juntamente com as escolas que representa, tem feito um trabalho memorável para a Educação do Distrito Federal. De acordo com o Censo Escolar, temos o maior percentual de alunos na escola privada no Brasil, o que demonstra o protagonismo que exercemos na Educação Brasileira. Acredito que essa posição alcançada tem relação com a qualidade que as escolas oferecem aos alunos e suas famílias e com o trabalho sério, atualizado que o SINEPE/DF vem realizando ao longo dos 53 anos, trazendo formação, informação e inovação para as escolas filiadas.”, destaca Ana Elisa.



Algumas ações do SINEPE-DF
  • FLIDF - Feira do Livro do Distrito Federal, realizada em abril de 2013, na gestão da ex-presidente Fátima de Mello Franco (2011-2014). O objetivo principal da Feira foi incentivar a leitura e a escrita, estimulando estudantes, e a população em geral, a desenvolver a habilidade de comunicação, além de promover a interação cultural. Foram realizadas mesas de debate, palestras, oficinas, concurso de redação, apresentações teatrais e shows com visitação de mais de 40 mil estudantes.
  • Selo Escola Legal - Certifica as escolas filiadas por serem aprovadas e reconhecidas pelos órgãos competentes. A iniciativa traz um diferencial para a sociedade, principalmente para os pais, no momento de escolher a escola para o/a filho/a. As instituições que têm o Selo são constantemente capacitadas e orientadas pelo SINEPE-DF por meio de assessorias jurídica, contábil, pedagógica, administrativa e formação continuada com cursos, palestras, debates, seminários e congressos.
  • Mercado de trabalho - Banco de Currículos - Oferece às instituições filiadas um Banco de Currículos, com profissionais cadastrados para atuar no segmento educacional. A busca pode ser feita por formação acadêmica, experiência profissional, social, cultural etc. pelo site sinepe-df.org.
  • Programa de Capacitação Continuada - Agenda anual de cursos e eventos, presenciais e on-line, com a finalidade de manter informada a comunidade escolar em assuntos diversos de ampla importância e interesse e capacitá-la.
    Missões Técnicas Nacionais e Internacionais - Possibilita o intercâmbio educacional e cultural por meio de missões técnicas nacionais e internacionais. São oportunidades de os gestores conhecerem práticas educacionais e tecnológicas inovadoras em outros estados e países. As missões trazem novos conhecimentos para os colégios particulares do DF, inovando e aperfeiçoando os projetos pedagógicos.
    Concurso de Redação - Desenvolve nas crianças e nos jovens o hábito da leitura, compreensão, organização de ideias e propostas de intervenção, além de estimular a escrita sobre assuntos de relevância social.
  • Catálogo de Fornecedores - Uma plataforma para auxiliar as escolas na busca por produtos e serviços em rede qualificada de empresas e prestadores de serviços. Um canal desenvolvido pelo SINEPE/DF para divulgação e exposição de soluções e negócios direcionados ao segmento educacional.
  • Educação Segura - Ações e Guia de Enfrentamento da COVID-19 - Diante da pandemia decorrente da covid-19, o Sindicato criou o Guia para orientar gestores e educadores. O material é didático e seguiu as recomendações das autoridades de saúde. Para o SINEPE-DF, a escola tem papel fundamental por ser o ambiente que melhor contribui para a profilaxia contra o vírus, além de divulgar nova cultura de convivência entre as pessoas.
    Semana Pedagógica - Idealizada para atender ao decreto 40.939, tornou-se uma iniciativa recorrente do Sindicato. O principal objetivo é facilitar o processo de capacitação dos profissionais do setor com programação on-line de palestras com temas atuais e inovadores.
  • Outras ações são relevantes e merecem destaque na trajetória cinquentenária do SINEPE/DF, como o Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF, feito em parceria com o SEBRAE/DF, a realização da 1ª Feira Literária do DF – FLIDF, além da representação no Conselho de Educação do Distrito Federal.

Conheça a galeria de presidentes do SINEPE-DF

Acervo Sinepe/DF - Galeria de presidentes do SINEPE-DF

Ana Elisa Dumont (2020-2023),

Álvaro Domingues (2014-2020),

Fátima de Mello Franco (2011-2014),

Amabile Pácios (2004-2011),

Conceição das Graças Araújo (2002-2004),

Eloísa Moreira Alves (2000-2002),

Cláudio Vieira Baptista (1998-2000),

Izalci Lucas Ferreira (1994-1998),

Atef Aissami (1992-1994),

Oswaldo Luiz Saenger (1990-1992),

Jaime Zveiter (1987-1990),

Aloísio Otávio Pacheco de Brito (1981-1987) e

José Teixeira da Costa Nazareth (1969-1981).