Jornal Correio Braziliense

APRESENTADO POR SIGMA

Formação integral para o desenvolvimento socioemocional

Colégio Sigma busca promover uma educação voltada para o acolhimento, reconhecimento e respeito

No pós-pandemia, escolas de todo o Brasil se depararam com alunos com dificuldades na aprendizagem. Entretanto, o que mais chamou a atenção foram os aspectos comportamentais. Após o período de isolamento causado pela Covid-19, a importância da formação integral e a relevância da escola no desenvolvimento das questões comportamentais e de convivência ficou evidente. Foram anos atípicos, em que crianças e jovens foram privados de conviverem com os colegas e professores de forma presencial.

A Base Nacional Comum Curricular tem um compromisso com a educação integral e o desenvolvimento humano de forma global. As habilidades e competências socioemocionais são fundamentais na formação dos estudantes dentro da escola. É lá que eles convivem em sociedade e se deparam com a diversidade, aprendem a lidar com o diferente, exercitam a escuta e a voz ativa, para ter diálogos genuinamente transformadores.

O Colégio Sigma nasceu com a característica da excelência acadêmica, mas há alguns anos entendeu que só isso não basta, e que o socioemocional e a consciência cidadã também são pilares que devem fazer parte da realidade escolar.

“Acreditamos na importância de promover uma educação voltada para o acolhimento, reconhecimento, respeito e desenvolvimento pleno, em suas singularidades e diversidades”, afirma Natália Rocha, Diretora Pedagógica do Colégio Sigma. “Quando essas competências são trabalhadas desde a infância, a escola forma cidadãos mais preparados para enfrentar adversidades na vida pessoal e profissional”.

Desenvolvimento socioemocional

Na escola, o aspecto socioemocional é trabalhado de forma integrada, em atividades realizadas em sala e projetos de acordo com a faixa etária dos alunos. Para ter essa robustez, toda a equipe da escola – gestão, corpo docente, coordenação, apoio – passou por uma formação de 3 anos com o maior grupo de estudo de questões de convivência. Esse pilar é sustentado pela equipe de convivência ética, coordenada pela Paula Cavalcante e o Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), programa que desenvolve a educação socioemocional em mais de 500 escolas pelo Brasil.

Na Educação Infantil, através de atividades brincantes, práticas e reflexivas, as crianças são estimuladas a reconhecer as emoções e como lidar com elas. Já nos Anos Iniciais os conflitos se intensificam, então esse desenvolvimento socioemocional é realizado por meio de quatro pilares: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento. Esse trabalho segue até os Anos Finais. “Nesse momento, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade e são motivados a buscar alternativas para solucioná-los com a premissa da empatia, respeito, cooperação, responsabilidade e justiça”, afirma Paula Cavalcante, coordenadora da Convivência Ética do Colégio Sigma.

No Ensino Médio, a escola trabalha com o Projeto Vida, que visa ajudar os jovens na orientação e projeção da sua vida social, emocional e profissional. “Desenvolvemos habilidades de comunicação, criatividade, autoconhecimento, autocontrole, curiosidade, empatia e relacionamento interpessoal”, comenta Paula.

Ambiente favorável

Diariamente, o Colégio Sigma oferece para os alunos espaços de escuta e fala legítimos, garantindo assim o reconhecimento e a valorização. “O nosso objetivo é sempre fomentar o desenvolvimento da qualidade das relações, permitindo que eles se reconheçam, se relacionem bem com o próximo e aprendam a lidar com os desafios que possam surgir futuramente”, afirma Natália. “Promovemos ambientes de debates, atividades lúdicas e esportivas como uma forma de instrumentalizar os nossos estudantes”.

Além disso, a qualidade da experiência escolar também se dá a partir do momento que a instituição promove espaços livres de intolerância e de violência física e verbal - onde o respeito entre alunos, professores e colaboradores prevalece. "A convivência harmoniosa, respeitosa, justa e diversa no ambiente escolar proporciona aos estudantes uma formação mais consciente e atuante, percebendo seu papel transformador na sociedade”, finaliza.

*Este conteúdo é um informe publicitário.