Mais de três milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. No Distrito Federal, é estimado que quase 64 mil indivíduos realizem as avaliações, considerando as versões impressas e digitais.
No primeiro domingo, além da redação, os candidatos realizarão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no fim de semana seguinte, serão trabalhadas questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é utilizado, desde 2009, como mecanismo de acesso à educação superior.
Isabela Andrade de Sousa, que cursa Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB), avalia o Enem como um vestibular de grande potencial. "É muito diferente de todos os outros”, comenta.
A graduanda conta que a jornada para conquistar a aprovação iniciou na escolha pela instituição onde iria cursar o ensino médio. Com o suporte da família, o Sigma foi o colégio selecionado para intensificar os estudos.
"Tínhamos informações da tradição do colégio em numerosas aprovações na UnB e em outras grandes instituições de ensino." Isabela Andrade, estudante de Engenharia Civil (UnB) e ex-aluna Sigma.
A estudante comenta que, no início, o seu desejo era passar em Medicina, mas no primeiro ano, o Sigma realizou uma viagem que ampliou os seus interesses por outras áreas. Para ela, foi uma experiência importante que auxiliou a amadurecer as suas escolhas para o futuro.
Com o curso em mente, Isabela contou com o suporte da instituição de ensino para alcançar o seu sonho de passar na UnB. De acordo com a estudante, os docentes foram os maiores encorajadores durante todo o processo.
"Além das aulas muito bem ministradas e toda a preocupação com o nosso ensino, os professores me ajudaram a ter a tranquilidade de que eu estava bem preparada não só para as provas, mas para a faculdade também", destaca. Para ela, a escola foi essencial na aprovação justamente pelo preparo oferecido em diferentes frentes.
Antes de realizar o exame, por exemplo, o cursinho “Gabaritando o Enem” ofereceu um grande suporte para que a ex-aluna pudesse ter mais segurança no aprendizado. Na prática, o curso possibilita que, durante três tardes por semana, sejam trabalhadas as questões do Enem com foco em resolução comentada dos assuntos mais recorrentes nas provas.
Com unidades na Asa Norte, Asa Sul e Águas Claras, o centro educacional foi fundado em 1983 e, atualmente, faz parte do Eleva Educação, considerado o maior grupo de educação básica do Brasil. Além disso, a rede abrange os segmentos da Educação Infantil ao Ensino Médio e dispõe de programas de tempo integral nas unidades da Asa Norte e Asa Sul, no contraturno.
Junto de toda estrutura preparada para o recebimento dos estudantes, o Sigma também conta com diferenciais de peso dentro do mercado da educação. Isso porque a instituição acredita em um processo de aprendizado amplo, permitindo o desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos.
Nesse âmbito, a escola contempla ações como o SigMaker, para que os alunos formularem projetos com com impressora 3D, máquina de corte automatizado em vinil, automação Arduino e LittleBits; e o Avante, responsável por realizar uma capacitação acadêmica adicional com método específico, avaliações diferenciadas e suporte didático potencializador.
Para enriquecer ainda mais o período de aprendizagem, o centro educacional também conta com a Oficina de Habilidades Específicas para os alunos desenvolverem aptidões para o processo seletivo dos cursos de Arquitetura e Design; e, em 2023, irá lançar o seu programa bilíngue.
Natália Rocha, diretora pedagógica do Sigma com quase três décadas de atuação na instituição, destaca que essas iniciativas tornaram a escola uma das que possuem o maior índice de aprovação nas universidades do Brasil.
"O Sigma sempre teve como seu pilar a excelência acadêmica. Sempre trabalhamos com os estudantes para terem todas as habilidades e competências necessárias para qualquer avaliação. Nossos alunos conseguem ter um excelente desempenho no Enem, PAS e em outras instituições como USP, Unicamp e até em universidades fora do país." Natália Rocha, diretora pedagógica do Sigma.
Atrelado à qualidade do desenvolvimento dos conteúdos, a escola também oferece um olhar individualizado para cada estudante matriculado em sua rede. A diretora pedagógica explica que, apesar de possuírem cerca de cinco mil alunos, as coordenações educacionais apresentam técnicas e ferramentas para que os estudos de cada jovem matriculado na rede seja de alta performance.
Segundo Natália, além dos docentes estimularem cada recurso de ensino presente no centro educacional, as coordenações também agendam reuniões com os alunos para ajudar no processo de organização e autorregulação de estudos. Dessa forma, todas as crianças e adolescentes conseguem assistência para atingir um bom desempenho acadêmico, pessoal e, futuramente, profissional.
O suporte oferecido em cada período da formação acadêmica permite o sucesso nos anos finais do ensino médio. No que diz respeito ao Enem, a preparação começa com antecedência, ainda antes do aluno chegar no primeiro ano.
“Acreditamos que o preparo é contínuo e acreditamos no potencial de cada estudante. Fazemos, a partir do nono ano, um conjunto grande de simulados anuais para que os estudantes possam, com o apoio dos professores, das coordenações educacionais e da secretaria de vestibulares, analisar seus potenciais e pontos de desenvolvimento. Acreditamos no protagonismo deles e somos tutores, guias em seu processo de desenvolvimento”, reforça.
Natália também indica que os estudantes, atualmente, não são mais como nos anos anteriores. Na avaliação da diretora pedagógica, a informação está cada vez mais presente no dia a dia e, por isso, mais do que conteúdo, é necessário fomentar habilidades e competências.
A ponderação da profissional também diz respeito à necessidade de saber lidar com as emoções e se identificar como um cidadão global. Por isso, o Sigma estimula que os seus alunos possuam vozes ativas, capazes de valorizar o resultado com significado e com uma percepção aprofundada da sociedade.
Dessa forma, a instituição busca instigar diálogos transformadores, assim como a empatia e a capacidade do estudante em resolver problemas que envolvem diferentes competências. “É o que acreditamos e desenvolvemos todos os dias”, complementa.
Dicas de sucesso
Juliana Gaspar Alan e Silva, professora de Química e coordenadora do curso pré-vestibular Avante, destaca a importância dos alunos estarem bem preparados para garantir uma maior tranquilidade no momento da resolução da prova do Enem. Com isso, é possível garantir bons resultados para alcançar o sonho de entrar na faculdade escolhida. Contudo, o aluno deve, sobretudo, conhecer com propriedade a avaliação que vai fazer.
“Conhecer os assuntos que mais caem em cada disciplina é uma boa estratégia para aumentar a performance na resolução assertiva da prova. Além disso, agora é hora de focar nos assuntos que ele tem mais dificuldade e treinar com a resolução de questões de provas dos anos anteriores. Isso sem deixar de lado o treino de redação também que é muito importante".
Juliana indica que, ainda com a preparação adequada, é normal picos de ansiedade próximos às datas do Enem. Ela enxerga que muitos possuem a sensação de que não estudaram todo o conteúdo e, para driblar esse sentimento, o conselho da professora é a realização constante de simulados. Com essa atividade, é mais fácil se adaptar e se acostumar às possíveis situações que são desdobradas durante a realização da prova.
"Sempre falo para os meus alunos que o conhecimento é importantíssimo, eles têm que se dedicar, ter um horário de estudos, olhar as estatísticas do que mais cai, fazer exercícios e revisar. Mas eles têm que cuidar do corpo e da mente também, porque não adianta nada estar preparado com o conteúdo, mas não estar fisicamente e psicologicamente bem." Juliana Gaspar, professora de Química e coordenadora do curso pré-vestibular Avante.
Aline Alonso Arja de Almeida, contadora e mãe dos gêmeos Daniel e Lucas Alonso de Almeida, destaca o papel da família para aliviar a pressão durante o período de preparação para o Enem. "Acreditamos que a conversa é a melhor opção. Estamos sempre atentos aos sintomas de ansiedade. Além disso, já oferecemos apoio psicológico, se eles quisessem conversar com algum profissional para ajudar nesta fase, mas nenhum dos dois precisou até o momento", indica.
Além disso, junto com o seu marido, Aline busca evitar realizar muitas cobranças, visto que o período já é bastante intenso para os filhos. Em contrapartida, os pais buscam tirar a pressão para o momento e, vendo todo o esforço dos dois, a expectativa acerca da prova é a melhor possível.
"Eles fizeram o Enem como treineiros, no ano passado, e foram muito bem. Imagino que um ano depois eles vão ter mais experiência e conteúdo. Sabemos que eles fazem o melhor, inclusive estão fazendo cursinho para o Enem, mas se não conseguirem a vaga que querem podem tentar no outro ano novamente." Aline Alonso, mãe dos gêmeos Daniel e Lucas, alunos do Sigma.
Daniel e Lucas estudam no Sigma há sete anos e, atualmente, a principal ferramenta para realizar a preparação para as provas envolve a presença no "Gabaritando o Enem". Para ambos, o cursinho oferecido pelo centro educacional tem sido muito útil para aprofundar nos exames passados e esclarecer a essência do vestibular.
Entretanto, ainda há receios que cercam os irmãos. Daniel avalia que a sua maior dificuldade, atualmente, é dominar o tempo da prova. Para Lucas, na preparação, o cansaço e a preguiça são inimigos que devem ser combatidos para manter o ritmo do estudo.
Contudo, Lucas indica o cenário ideal para a prova ser feita com sucesso. "É necessário estar bem preparado, conhecer a prova, manter a calma, e ficar atento ao tempo". Seu irmão, Daniel, complementa reforçando que "o segredo reside na tranquilidade durante a prova e na confiança, essa última adquirida por meio de um bom treinamento".
Pensando no futuro
"Nós estamos falando de carreiras, profissões e de famílias que emocionalmente estão envolvidas", pontua Robson Lucas, professor de Geografia e coordenador da Secretaria de Cursos e Vestibulares do Sigma.
Para o êxito nos estudos, vestibulares e, posteriormente, nas universidades cursadas, o docente indica a importância da participação da equipe escolar com a família. A ideia da instituição é amenizar as dores da preparação e potencializar a saúde emocional, mental junto com o preparo físico.
Ele indica que os profissionais da instituição estão presentes de diferentes formas justamente para oferecer um amplo suporte pedagógico. Dessa forma, são disponibilizados plantões, acompanhamentos e criação de grupos com os alunos para nutrir os estudantes com informação e palavras amigas.
Além disso, os cuidados voltados aos vestibulares já iniciam no nono ano, onde os professores e coordenadores trazem a realidade do Enem para os jovens que entrarão no ensino médio. Mas a ação é feita com cautela e bastante acompanhamento.
"Usamos a experiência de mais de 40 anos, de uma das escolas que mais aprovam nas federais, para que a gente possa, dentro desse contexto, utilizar a expertise para desenvolver o nosso aluno." Robson Lucas, professor de Geografia e coordenador da Secretaria de Cursos e Vestibulares do Sigma.
Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti