Processos que levariam anos para serem digitalizados na esfera governamental tiveram semanas, e por vezes até dias, para se adaptarem à nova realidade imposta repentinamente com a pandemia da Covid-19. Isso sob o risco de interrupção no fornecimento de serviços essenciais à população nos últimos dois anos. É o que aponta a pesquisa realizada pela McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana em 2021, que confirmou que a pandemia agilizou a adoção de tecnologias em poucos meses, algo que, em outro cenário, levaria anos para chegar nas instituições e ainda mais tempo para serem aprendidas por todos os colaboradores.
Porém, passada a emergência do isolamento social e retomado o trabalho presencial parcial em vários setores do governo, o rápido processo de transformação digital do Governo deu provas de que chegou para ficar. Inteligência artificial, big data, soluções em nuvem, CRM, conceitos como interoperabilidade e integrações, que estavam longe da realidade de boa parte das repartições e empresas públicas. hoje em dia são essenciais para o seu funcionamento e para que consigam permanecer relevantes no mercado.
É o que conta Juliana Zuccas, diretora de Governo da multinacional de tecnologia ServiceNow. “O Brasil tem avançado muito nos programas de transformação digital, e nós enquanto profissionais da área sabemos atestar o quanto essa prática é poderosa. Depois da Educação, a Tecnologia é a área que mais pode ajudar o Governo a sanar problemas muito críticos no Brasil, em termos de desigualdade, e gerar uma burocracia mais equilibrada. Levar serviços para um país de dimensão continental, com realidades contrastantes entre regiões, faz esses desafios se tornarem ainda maiores”.
5 EXEMPLOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO GOVERNO QUE JÁ FAZEM PARTE DO NO COTIDIANO DOS BRASILEIROS EM 2022:
Transparência e Economia
Para o diretor de soluções da ServiceNow no Brasil, Leonardo Ferreira, o desafio maior da digitalização de grandes serviços do Governo está em entender os desafios que os negócios tinham e têm antes de implementar soluções. E que ao se digitalizar um serviço público os ganhos se refletem tanto em economia aos cofres públicos quanto em exatidão e transparência de dados e informações sobre os brasileiros.
“As vezes, um serviço oferecido pelo Governo envolve a participação de inúmeros órgãos públicos. Com a integração de serviços via sistema web temos processos cuja experiência dos usuários na utilização melhora radicalmente. Isso reflete em economia de tempo e recursos imediatos para o Governo, satisfação do cidadão, transparência e melhor retenção no trabalho oferecido pelos entes públicos, e apresentação de dados aos gestores públicos, o que orienta nossos governantes a um processo de tomada de decisões muito mais assertivo, com informações atualizadas em tempo real”, explica Ferreira.
Muito espaço para inovação e integração
Com a bandeira verde para ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, a perspectiva é de que os investimentos para o fortalecimento das ferramentas de transformação digital do governo sejam mais ainda amplos. Isso porque países do hemisfério norte como os Estados Unidos, Eslovênia, Estônia, China e Coréia do Sul não tem brincado em serviço quando o assunto é investimento em tecnologia.
Um bom exemplo narrado por Leonardo Ferreira acontece na cidade costeira de Santa Mônica, onde a ServiceNow implantou um sistema que facilitou a interação dos cidadãos com a prefeitura e reduziu atendimentos em balcões. “Implantamos por lá um aplicativo que o cidadão, ao se deparar com um buraco na rua, o fotografa, registra na plataforma do governo que já encaminha o problema aos setores responsáveis, e dali o cidadão segue acompanhando o atendimento de sua demanda em tempo real via protocolo no app”.
Confira outros casos de inovação em tecnologia em outros países oferecidos pela ServiceNow.
Empresa global no segmento de tecnologia, a ServiceNow entrega fluxos de trabalho digitais que criam experiências excelentes e liberam a produtividade.
“Nosso trabalho junto ao Governo hoje é como um co-business, desde 2015. A função de auxiliar o Governo a entregar serviço para o cidadão de forma mais eficaz, com processos que funcionem bem. Este é o futuro do trabalho. Por trás de cada excelente experiência está um excelente fluxo de trabalho”, defende Juliana Zuccas.
Texto escrito pela jornalista Ana Helena Melo