Apresentado por Pódion

Ensino com preparo para os vestibulares mais disputados do país

Colégio Pódion se destacou no DF como curso preparatório de alta qualidade. Instituição, que conta com ensino fundamental II e ensino médio, irá expandir sua atuação em 2023

Com duas unidades na Asa Norte (713 e 913), o colégio Pódion iniciou a sua história no Distrito Federal em 2001 como um preparatório para os vestibulares mais difíceis e disputados no país. Depois de nove anos da sua fundação, a instituição ampliou o seu escopo com a implementação do ensino médio. Posteriormente, em 2017, a escola abriu as portas para o ensino fundamental II.

A decisão se deu devido ao sucesso alcançado com as aprovações em processos seletivos de peso, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (UniCAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

A novidade para o próximo ano tem animado a instituição. De acordo com Gonçalves, as expectativas estão altas com mais um avanço do Pódion dentro do cenário educacional do DF. O coordenador-geral indica que a criação da escola foi feita de forma inovadora, com o objetivo de trabalhar diferentes aspectos dos seus estudantes.

Atrelado ao cuidado acadêmico, o colégio também atua com um olhar mais aprofundado no que diz respeito ao socioemocional. “Percebemos ao longo de todos esses anos, com muito estudo, que essa é uma fragilidade que pode ser trabalhada nessas faixas etárias”, indica.

Dessa forma, uma das iniciativas escolares que contemplam a assistência constante dos estudantes, envolve o atendimento individual dos seus alunos para que seja viável a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Para isso, o coordenador especialista em técnicas de estudos orienta, por exemplo, sobre como é possível organizar o tempo e qual seria a melhor técnica para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Divulgação Pódion - George Gonçalves, coordenador-geral do colégio Pódion

Como proposta pedagógica, o Pódion aposta em valores voltados à inovação, ética, ambiente familiar e honestidade. Com a atuação focada nesses princípios, o colégio é capaz de desenvolver habilidades e competências para capacitar os estudantes a enfrentarem desafios no presente e futuro, a fim de estimular atitudes e hábitos saudáveis.

"A nossa organização pedagógica é pautada em uma carga horária ampliada, na qual são inseridos estudos dirigidos com o objetivo de melhorar a gestão do tempo dos estudantes e assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem", informa o coordenador-geral.

Segundo Gonçalves, essa atuação permite que a instituição se dedique a projetos inovadores, como o Espaço Maker, os laboratórios de Física, Química e Biologia e o programa de estudo dirigido, considerado uma revisão mais aprofundada de um conteúdo que já foi ministrado anteriormente.

Na prática, neste último, o professor disponibiliza um tempo para que os alunos resolvam questões e, depois, corrige os exercícios mais difíceis junto com os estudantes, chamando a atenção para erros mais comuns, pegadinhas e peculiaridades específicas de cada exame. Durante o Estudo Dirigido, o professor pode, ainda, diagnosticar as dificuldades individuais e/ou coletivas e fornecer estratégias para minimizá-las.

“Outro grande diferencial do Pódion é o incentivo que damos aos estudantes para participarem de Olimpíadas de Conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Química. A instituição também é o polo oficial em Brasília do programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) e oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados, do ensino fundamental e do ensino médio, interessados em participar da OBMEP e da OBM”, complementa.

Divulgação Pódion -

Buscando aprovações

Mantendo a sua reputação de preparar os seus alunos para vestibulares específicos, o Pódion celebra os resultados de 2022. Ao todo, neste ano, a instituição obteve mais de 239 aprovações em universidades federais e estaduais. Os cursos com maiores destaques são o de Medicina, Direito e Engenharia.

"Cada vestibular tem sua peculiaridade. O que nós oferecemos é uma preparação mais específica para esse estudante que quer prestar um vestibular fora de Brasília ou ingressar em uma carreira militar, como o IME ou ITA", contextualiza o coordenador-geral.

Iniciativas particulares desenvolvidas pelo Pódion permitem esse êxito. É o caso da implementação do Programa de Incentivo aos Estudos, responsável por estimular o desenvolvimento da consciência de que o hábito do estudo ajuda o estudante a aprimorar habilidades que serão levadas para o resto da vida, como a capacidade de gerir e otimizar o tempo; e o compreendimento de como é necessário escalonar prioridades.

"Dessa forma, estamos trabalhando para que o estudante tenha sucesso tanto na vida acadêmica quanto em todos os outros aspectos pessoais", ressalta.

O Programa de Disciplina Consciente também entra nesse cenário para incentivar e reforçar a aprendizagem dos adolescentes. De acordo com o coordenador-geral, a iniciativa permite que os alunos façam o certo na sociedade, desenvolvendo a ética e a honestidade.

"Despertamos o sentimento de autoconhecimento e responsabilidade. Esse programa está presente em todos os nossos segmentos de ensino e permite, entre outras coisas, a realização de provas sem fiscalização, por exemplo", destaca.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti