O ano era 1983. A capital federal seguia em franca expansão após vinte anos de sua inauguração. A terra da região sonhada e escolhida para ser a nova capital do País testemunhava o desenvolvimento dos que chegaram para erguê-la e o desabrochar da primeira geração nascida no Planalto Central. Pontos de lazer e comércio se consolidavam no dia a dia e na memória dos candangos e brasilienses, como o Parque da Cidade, a Torre de TV, o comércio da W3 Sul e das entrequadras. Nas rádios a canção Menina veneno, do cantor Ritchie dividia o topo das paradas com Billie Jean, de Michael Jackson. Nos cinemas, Tom Cruise ganharia as telas com Negócio Arriscado e Jeniffer Reals faria história e lançaria uma nova tendência com Flashdance. A capital, projetada para ter 500 mil habitantes, superava a marca de 1,2 milhão. Pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo continuavam a desembarcar, trazendo novos costumes, novas culturas e novos saberes.
Neste cenário, chegou à cidade o gigante complexo ParkShopping. Erguido em um terreno de 407 mil metros quadrados, reportagens sobre a inauguração revelavam ao público que o novo empreendimento era considerado o maior shopping da América Latina. Disponibilizando operações de varejo, serviços e entretenimento, a expectativa era receber 700 mil pessoas por mês, oferecendo, em um só lugar, comodidade e diversão de forma democrática aos moradores da capital. Um divisor de águas na história de Brasília devido ao porte do empreendimento. No lançamento, destaque para a presença do presidente da república, João Baptista Figueiredo, ao lado do presidente do grupo Multiplan, José Isaac Peres, para cerrar a faixa de inauguração. Destaque também para as grandes marcas internacionais e lojas de departamento que, finalmente, chegavam à região e para um aquário de água marinha que encantava quem visitava o novo centro de compras.
Lugar de conexão de gente de todo canto, assim como Brasília...
Os anos se passaram e o ParkShopping seguiu fazendo parte da vida do brasiliense, seja como ponto de encontro dos que aqui residem, seja como ponto de visitação e turismo dos que por aqui transitam, sendo Brasília a capital do país.
É o que explica Anna Aimée Codeço, gerente de marketing do ParkShopping, natural do Rio de Janeiro e residente em Brasília há 20 anos. “Em Brasília, aprendemos a agregar. Pessoas de todos os cantos fazem parte do nosso cotidiano, o que nos permite uma cultura de conexões únicas. Baseados nessa máxima, trabalhamos, cada dia mais, o propósito de inspirar e motivar as pessoas a celebrar a vida, a curtir cada momento, a valorizar os encontros. Cada dia é único, hoje mais que nunca”.
O ParkShopping buscou valorizar, em sua arquitetura, um elemento que brilha o ano inteiro em Brasília e é reconhecido Brasil afora: o céu. Através de sua enorme cúpula central, a luz natural ilumina o centro de compras e experiências, o que torna o ParkShopping um lugar único, assim como Brasília, segundo Anna Aimée. “Nossa cidade faz 62 anos, foi construída a partir de um sonho e sempre surpreenderá. Ela nos oferece a imensidão do céu azul, uma energia infinita, o acolhimento, o convívio caloroso e a qualidade de vida. Viver aqui é estar mais presente com quem se ama, na cidade que amamos. Afinal, a vida é o maior presente”, destaca.
Aos cuidados do Seu João...
Vindo de Minas para a nova capital na década de 80, seu João Boanerges vivenciou a trajetória do ParkShopping e testemunhou como ele mudou a história dos brasilienses. Boanerges passou a integrar a equipe do PKS ainda em 1987, após ter recebido a dispensa do Exército. Hoje, supervisor de segurança do ParkShopping, ele relembra momentos marcantes vividos junto à família do centro de compras e experiências, como o ParkDancing: “Foi sensacional. Quem se lembra? Montamos uma mega estrutura com pista de dança e música, na Praça Central. As pessoas iam passando e não resistiam, se juntavam aos outros que já estavam dançando em plena luz no dia”, relembra.
Outros momentos icônicos que presenciou e diz que nunca irá esquecer foram algumas chegadas do Papai Noel. Especialmente quando o bom velhinho desembarcou de charrete em um ano, e de helicóptero em outro. “Jamais esquecerei a reação das crianças. Como equipe de segurança, nós ficamos atentos a todos os detalhes, inclusive ao olhar encantado do público que deseja saudar o Noel”, descreve seu João.
Casado com dona Margareth há 35 anos, com quem criou 3 filhos, João é morador de Samambaia. Ele revela ser muito grato por tudo que viveu e ainda vive na capital, por ser testemunha de momentos felizes em seu trabalho e por poder ser reconhecido “Fico muito feliz quando recebemos elogios dos clientes em nosso SAC, não há bonificação que equivalha a isso”.
Momentos incríveis que marcaram os brasilienses
Arte, moda e cultura sempre têm espaço garantido no ParkShopping, que realiza frequentemente exposições e eventos inéditos na cidade.
Entre os eventos destacados por Anna Aimée, da lista de sucessos de público e recorde de visitação está a exposição Eva. Quem se lembra da Boneca Eva – Viagem Fantástica ao Corpo Humano, uma mostra interativa e imersiva instalada no estacionamento do shopping, ainda na década de 80? Durante a exposição as pessoas podiam visitar a Boneca Eva por dentro para saber como funcionava o interior de um corpo humano.
Ainda na mesma lista e na galeria de orgulho dos colaboradores, alguns natais ocupam um lugar especial. É o caso do Mágico Castelo da Disney, que eternizou o Natal do ParkShopping e dos brasilienses, em 1997. Uma estrutura realmente digna da parceria com a companhia especializada em encantar o público e que trouxe um pedaço da Disney para a capital do país. Inesquecível também foi o desafiador e deslumbrante Natal elaborado juntamente com a Swarovski em 2005, que marcou a data de forma emblemática e igualmente encantadora.
Outros eventos icônicos, sucessos de bilheteria, fazem parte da história do complexo, como as exposições Corpos, Titanic, e até o Cirque Du Soleil. Mostras gratuitas, como Dinossauros, Gigantes da Era do Gelo, Dragões, Legados da Grécia, Exposição Barbie 50 Faces, e muitas outras, também marcaram as gerações que vivem na cidade.
Além dos eventos e exposições de arte e entretenimento, o ParkShopping é também um elo de Brasília com a moda. O ParkFashion figurou por anos no calendário e fomento do segmento na capital, ao oferecer desfiles profissionais na Praça Central do shopping com o apoio de grandes marcas.
E vem muito mais por aí! Em 2022, o ParkShopping receberá a aclamada mostra imersiva Beyond Van Gogh. A exposição percorreu 130 cidades de 25 países e é recorde de bilheteria com mais de 20 milhões de ingressos vendidos. Atualmente montada em São Paulo, no MorumbiShopping, a experiência Beyond Van Gogh usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem imersiva, apresentando mais de 300 obras-primas do pintor que, livres de molduras, ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar flores, cafés, paisagens. Um convite para mergulhar nas obras de Van Gogh.
MULTI, O APLICATIVO QUE TRANSFORMA E APRIMORA AINDA MAIS A EXPERIÊNCIA DO BRASILIENSE COM O PARKSHOPPING
O Multi é a conexão direta para os frequentadores do ParkShopping. Com o celular em mãos, os usuários recebem, em primeira mão, as ofertas, liquidações, condições especiais, estreia de eventos e cupons de desconto. “Nosso objetivo é sempre enriquecer a experiência do usuário, proporcionar a ele uma série de funcionalidades, acessos e facilidades. Contamos com uma média de 200 mil usuários ativos no app”, observa Natália Vaz, superintendente do ParkShopping. O Multi está disponível gratuitamente para IOS e Android.
Em Brasília, os clientes do ParkShopping ficam por dentro de tudo o que o super app propõe, inclusive promoções presenciais e online, descontos em ingressos de eventos, e vantagens como pagamento de estacionamento. Pelo Multi, eles também usufruem do MultiVocê, que é o programa de fidelidade dos shoppings Multiplan. Com o super app é possível até reservar mesa nos restaurantes do shopping. O Multi também é a ponte de contato entre os clientes e as lojas que fazem vendas pelo WhatsApp.
Baixe agora o super aplicativo Multi
Para mais informações sobre o ParkShopping, acesse o site.
Matéria escrita pela jornalista Ana Helena Melo.