Diálogos sobre a Educação: o Incentivo à Qualidade

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postado em 14/12/2022 18:33
 (crédito:  Divulgação/OEI)
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Constatado pela ciência o quão veloz e assertivo é o aprendizado na primeira infância, torna-se importante prover a educação no país de políticas e ferramentas acertadas. É com esse intuito que a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) está promovendo em Brasília, a 2ª edição do Diálogos sobre a Educação, de hoje a sexta-feira, 16. A primeira edição ocorreu em agosto último.

Ao abrir os debates sobre o desenvolvimento educacional na faixa etária de zero a seis anos, foco do primeiro dia, o diretor e chefe da Representação da OEI Brasil, Raphael Callou, destacou o trabalho de cooperação que a entidade internacional realiza há mais de 70 anos, 21 dos quais no país, e a importância do desenho sobre a qualidade da educação infantil, realizado pelo organismo internacional por meio da pesquisa “Primeiros Anos”, com dados de mais de 5,8 mil entrevistas pelo país.

“Esperamos que por meio do conhecimento, da solidariedade e da educação, a gente possa construir um país mais forte e mais próspero”, afirmou Callou, ao ressaltar que o levantamento servirá de base para a adoção de melhorias nas políticas públicas do Brasil.

Ao manifestar apoio à iniciativa da OEI, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Luis Rabelo, disse que não basta a criação de vagas para garantir a educação das crianças brasileiras. “O MEC apoia o projeto Primeiros Anos, porque acredita que a pesquisa e a produção científica podem jogar luz sobre os reais desafios da educação, e contribuir para trilharmos caminhos mais assertivos na elaboração das políticas públicas. Que os dados e as conclusões possam se transformar em proposições construtivas e apontar direções para continuarmos construindo o sonho de uma educação brasileira equitativa e de qualidade”.

Para Daniel Becker, mestre em Saúde Pública, professor da UFRJ e pediatra dedicado à primeira infância, é fundamental, no momento, o olhar sobre as consequências de diversos “fatores de estresse tóxico”, agravados pelo confinamento da pandemia. Entre os vários exemplos, ele criticou o excesso do uso digital. “Ninguém é contra o avanço tecnológico, mas é necessário o uso pedagógico das telas, uma tarefa da família, da escola, da sociedade”, disse. O médico assegurou ainda que o uso excessivo e viciante do digital está gerando danos cerebrais nos pequenos. Ele defende “a reconexão com a natureza como o principal benefício para as crianças voltarem a brincar. O brincar prepara para a vida e semeia o bem-estar. É só desligar as telas que elas vão saber brincar”.

  • Divulgação/OEI
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Selo de Qualidade

Na apresentação dos dados preliminares, Rodrigo Rossi, coordenador de Cooperação da OEI Brasil, informou que ao longo de 2023 os resultados da pesquisa serão disponibilizados de forma transparente no site da OEI (primeirosanos.org.br).

A pesquisa conta com um comitê de avaliação de profissionais renomados da área educacional, como Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação de 2020 a 2022. “Todos os dilemas do país passam pela melhoria da educação, e a educação infantil é a base”, afirmou a professora Guimarães, ao destacar a importância do estudo, por abordar “uma questão estratégica para o Brasil, hoje, quando sabemos que a educação é tão desigual em várias dimensões”.

Também do comitê, José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, destacou o ineditismo da pesquisa da OEI. “Esse projeto reúne tudo o que há de melhor em termos de boas práticas científicas, e não ficará restrito à academia. Vai disponibilizar banco de dados para download, inaugurando uma cultura de replicação de informação no Brasil. Isso é praticado nas melhores instituições de pesquisas do mundo e não tem projeto nenhum igual no país”, explicou ele.

Em incentivo à continuidade da busca pela qualidade da educação infantil pelos municípios brasileiros, a equipe da OEI decidiu criar o "Selo Primeiros Anos" - Qualidade e Equidade na Educação Infantil. “Precisamos seguir o que está sendo feito, bem feito, e que precisa ser reconhecido. O intuito do projeto Primeiros Anos é ofertar insumos para uma educação de qualidade, na busca do ótimo, do ideal, e o Selo dará a certificação necessária aos municípios”, afirmou Rodrigo Rossi.

A 2ª edição do Diálogos sobre a Educação promovida pelo OEI terá seu segundo dia amanhã, quinta-feira, com debates sobre a relevância do bilinguismo com foco nos idiomas português e espanhol, falados por mais de 800 milhões de pessoas no mundo. Na sexta-feira, o tema é a importância da implementação e execução de estratégias, amarradas sob a governança da Educação. Em formato híbrido e com transmissão ao vivo pelo YouTube – (https://www.youtube.com/oeibrasil), além de participação presencial gratuita.

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