Os números não deixam dúvidas. A Nissan Frontier é a picape com o maior aumento de vendas no Brasil¹. Estamos falando de quase 6.500 unidades emplacadas, no acumulado de 2020, e de 174% de crescimento neste concorrido mercado².
Diante deste forte desempenho, em um ano tão complicado para o setor automotivo, decidimos analisar quais são os maiores pontos fortes da Nissan Frontier. E, assim, entender porque ela merece uma vaga na sua garagem.
Suspensão Traseira Multilink: a Nissan Frontier, diferentemente das suas concorrentes, usa um sistema Multilink na traseira, juntamente com o eixo rígido. Dessa forma, a picape é bem mais confortável do que as suas rivais, na cidade e na estrada, sem perder a capacidade de carga e a robustez. O chassis, do tipo duplo C, foi reforçado na atual geração para encarar qualquer tipo de terreno - inclusive off-road.
Motor bi-Turbo Diesel 4x4: Nas versões Attack AT 4x4 e LE AT 4x4, a Frontier compartilha o mesmo propulsor. Trata-se de 2.3 litros, biturbo a diesel, com 190cv de potência e excelentes 45kgfm de torque bem administrados pelo câmbio automático de sete velocidades. Força de sobra para puxar até 2.965 quilos, pelo reboque, e levar mais de uma tonelada na caçamba.
Equipamentos: a Nissan Frontier também chega carregada de tecnologia. Nao importa em qual versão você escolher, o sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), controle automático de descida (HDC), controle de tração e estabilidade, freios abs com controle eletrônico (EBD) são equipamentos de série em todas as versões. Na configuração mais completa, LE, ela sai de fábrica com seis airbags, com rodas 18 polegadas, chave por presença, sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), ar-condicionado digital e dualzone, além de multimídia A-IVI de 8" com Android Auto® & Apple CarPlay®. A central conta, inclusive, com sistema de GPS nativo para você encontrar o seu caminho até em locais sem sinal de celular.
E a lista não para por aí. A caminhonete ostenta, ainda, controles de tração e estabilidade, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD), Isofix para fixação de cadeirinhas para crianças, faróis de xênon e luzes diurnas (DRL). Ah, não podemos nos esquecer do teto solar, item exclusivo no segmento.
Conforto a bordo: os bancos em couro com tecnologia Zero Gravity® (desenvolvida com base em estudos da Nasa) merecem bons elogios. Eles são extremamente anatômicos, mesmo após horas e horas de viagem.
Como é dirigir a Nissan Frontier?
O Vrum teve a oportunidade de testar o modelo em diversos terrenos. Desde as ruas planas e asfaltadas de Brasília a trechos desafiadores no sertão do Piauí. Em todas as situações, a valentia e a robustez da picape impressionaram. Tem mais: a direção hidráulica, as câmeras de visão e ré 360º e os sensores de estacionamento tornam a Frontier muito fácil de manobrar.
O casamento entre motor e câmbio, tanto nas versões com câmbio manual ou automático, é inteligente e confortável. O modelo aproveita perfeitamente a relação de marchas para despejar todos os 45kgfm de torque nas rodas traseiras com vigor. Na hora de encarar trechos mais casca-grossa, basta acionar, eletronicamente, a tração 4x4.
Em resumo, o impressionante crescimento nas vendas é um reflexo merecido dos atributos da Nissan Frontier. Agora, é fazer o test drive e sentir, pessoalmente, tudo que mostramos.
¹As informações desta publicidade foram baseadas em comparativo exposto no site http://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/emplacamentos, e referem-se a comparação de emplacamentos nacionais realizados de Set18 à Nov19 e de Set/19 à Nov20, entre a Picape Frontier e os veículos de mesma categoria fabricados por outras montadoras.
² As informações desta publicidade foram baseadas no Balanco Geral de vendas 2020 da FENABRAVE no site http://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/conteudo/balancosemestral