MOAI celebra cinco anos fortalecendo o empreendedorismo do DF

Desde 2017, rede de empresários e líderes, considerada a maior de Brasília, busca estimular o networking entre os empreendedores

Em 2021, o Distrito Federal fechou o ano com o saldo de 34 mil novas empresas no mercado. Os dados, indicados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), foram avaliados de forma positiva após um período de grande impacto para o segmento, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19.

Em contrapartida, apesar da melhora no cenário empreendedor, o setor ainda contabilizou prejuízos decorrentes da chegada do coronavírus à cidade. Segundo o levantamento, mais de 23 mil empreendimentos fecharam as suas portas no mesmo período. Nesse cenário, possuir auxílio para sobressair às adversidades é fundamental e, partindo desse preceito, a MOAI atua em Brasília para, justamente, servir como um aporte para os empresários.

A MOAI, considerada a maior rede de empresários e líderes do DF, tem o intuito de apoiar empreendedores no crescimento de seus negócios por meio da troca de experiência prática. Investindo em ambientes preparados para fomentar o desenvolvimento de networking em alto nível, o CEO, Vinícius Postai, inovou o conceito de grupo empresarial na região.

A rede chamou a atenção dos brasilienses e, na próxima quarta-feira (31), celebrará os cinco anos de trajetória no mercado. O aniversário será comemorado na Barraca do Coco, restaurante localizado dentro do complexo do Na Praia, em um sunset especial. Além da festividade, o evento também visa conectar networking, diversão e gastronomia em um só local.

A escolha do local surgiu de forma natural, visto que a equipe tem o objetivo de sempre oferecer o melhor para os associados à rede. "Acreditamos que a conexão entre empreendedores é como a conexão entre pessoas em seus relacionamentos pessoais e isso envolve criar ambientes que proporcionem profundidade, vulnerabilidade e frequência. Com essas vertentes, sempre trouxemos ambientes inovadores em nossos eventos, criando uma atmosfera mais informal e propicia a conexão genuína dos empreendedores", explica Postai.

Além da comemoração, a MOAI irá prestigiar as marcas que acompanharam essa caminhada desde o início até os tempos atuais. Com um hall da fama, será construído um tributo aos empresários que fazem parte da história da empresa. Com um painel, foi construído um mosaico com as logomarcas que participam e contribuem com a rede. Para o CEO, o mapa representa crescimento, conexão e empreendedores que estão trabalhando para, além das empresas, criar um mundo melhor.

Como tudo começou

Postai viu a necessidade de construir um produto diferente para o mercado. A partir dessa visão, foram desenvolvidos os conselhos estratégicos, responsáveis por reunir grupos de empreendedores de diferentes segmentos e, mensalmente, realizar encontros para aprimorar estratégias de negócios em conjunto.

“Com o decorrer do tempo, criamos novos labels de eventos, com linhas de aprendizagem, networking e experiências. Também desenvolvemos ferramentas de gestão que apoiam o empreendedor, como o MOAI Academy, nosso ‘Netflix’ corporativo; e o HUB, nossa plataforma própria de networking”, destaca. Com esses investimentos, a MOAI criou forma e força dentro da cidade.

Vinicius Freitas - CEO da MOAI

Ao longo de todos esses anos, para o CEO, o momento mais marcante diz respeito à época em que a rede atingiu 500 empreendedores parceiros. Além disso, Postai reforça que "ver os empresários crescerem mais de 20x com os seus negócios, conectar com grandes empreendedores de Brasília e do Brasil e, principalmente, conseguir ver a nossa cultura de troca genuína acontecer de forma fluida" também são grandes motivos para orgulho e alegria.

Contudo, para a marca MOAI crescer e conquistar todo o reconhecimento que tem hoje, Postai teve que sair da zona de conforto. Para ele, estar disposto a ser vulnerável e aprender com erros e acertos é fundamental para a ascensão de qualquer negócio. Além disso, o CEO acredita que, atualmente, é muito difícil empreender sozinho. Por isso, a presença de redes para empreendedores tem se tornado fundamental.

"Estar bem conectado e ter acesso às pessoas certas não é mais uma opção. Se tornou fundamental para qualquer empreendedor que deseja crescer", destaca.

Em cinco anos, Postai criou oportunidades e caminhos de sucesso para vários empreendedores. Atualmente, ele enxerga que o cenário das empresas mudou e, com isso, os modelos de negócio se adaptaram em conjunto com as tendências.

"Houve uma total reinvenção em diversos modelos de negócio e uma grande corrida pela implementação de novas tecnologias e principalmente formas de liderar pessoas e implementar culturas organizacionais. Os empresários também aprenderam muito com a pandemia, fazendo com que estejam mais em busca de conhecimento, conexões e inovações", contextualiza.

Yuri Cesar -
Vinicius Freitas -
Produtora Ktedral -
Vinicius Freitas -
Vinicius Freitas -

Para o futuro, a expectativa é grande. Nos próximos cinco anos, Postai enxerga a MOAI voando alto, entrando mais forte no mercado de educação corporativa e entregando novos produtos para grandes empresários. O profissional conta que o segredo por trás da rede envolve, especialmente, o amor pela área. “Nossa completa paixão pelo empreendedor e cultura organizacional, sempre com o pensamento always beta e buscando novas formas de tornar as coisas melhores”, diz.

Visão dos parceiros

Por ter atingido a marca de 500 empresários presentes na rede, a MOAI possui histórias especiais que marcam a sua caminhada. Rafael Gianesini, diretor comercial da Cidadania 4U, empresa brasileira de cidadania europeia, por exemplo, começou a frequentar os conselhos estratégicos em 2019, quando a empresa possuía apenas dez colaboradores e o sonho de prosperar no mercado.

Divulgação - Rafael Gianesini, diretor comercial da Cidadania 4U

"Mesmo tendo uma metodologia inovadora no mercado de cidadania europeia, tínhamos dificuldade em escalar, afinal, éramos duas pessoas de TI fora do ambiente digital e encarando o mundo real", relembra Gianesini. O profissional conta que ao imergir na MOAI, foi possível adquirir insights valiosos sobre vendas, gestão e marketing.

Frequentando os conselhos, a empresa conseguiu suporte e aumentou a atuação em cinco estados. Hoje, a Cidadania 4U emprega mais de 140 colaboradores e, mesmo durante a pandemia de 2020, cresceram 269%. Em 2021, o aumento foi de 448%.

"Outra mudança importante que saiu desses encontros foi a criação de um time de Sucesso do Cliente para nos ajudar a melhorar nosso NPS. Em somente um mês de operação da nova equipe, saltamos da zona de qualidade para a zona de excelência", comenta.

Além disso, segundo Gianesini, foi com a MOAI que a empresa fez os primeiros benchmarkings sobre cultura institucional, ajudando a Cidadania 4U estar entre as melhores empresas para se trabalhar (Great Places to Work) no Brasil.

A experiência também tem sido positiva para João Vitor, sócio e CFO da agência de comunicação GIM Digital. "Quando nós entramos na MOAI, tínhamos o objetivo de nos desenvolver enquanto empresários, mas também de conectar e alavancar através de outras empresas do grupo", relembra.

Após dois anos de parcerias, a GIM possui três vezes mais o número de clientes de quando ingressaram ao networking oferecido pela rede. Esse crescimento foi responsável por fechar 15 novos contratos com outras empresas que também frequentam a MOAI. “Desde o nosso primeiro dia da MOAI já nos conectamos com novos empreendedores. É um grupo único e nenhum outro consegue fornecer um networking nesse nível”, diz.

Divulgação - Marcus Vinicios, sócio e CEO da GIM Digital; e João Vitor, sócio e CFO da GIM Digital

Inicialmente, a agência integrou ao ecossistema para conhecer grandes referências empreendedoras. Em 2021, a GIM entrou para os conselhos estratégicos e, desde então, participam de todas as ocasiões promovidas pela MOAI.

“Passamos a nos reunir mensalmente com um grupo para compartilhar dores e desafios. Esse foi o nosso ano de grande expansão, tanto de equipe quanto de serviços e faturamento, o que nos levou a receber a premiação no MOAI Awards de Empresa de Maior Crescimento no ano”, pontua João Vitor.

Para Eraldo Queiroz, CFO da Escola E3, voltada à educação executiva, a entrada na MOAI foi diferente. No final de 2021, o produto E3 Flix, vinculado à universidade corporativa para empresas, estava com dificuldade de escalar vendas e número de usuários. O profissional, avaliando esse resultado, buscou suporte.

Divulgação - Eraldo Queiroz, co-fundador da Escola E3

“Nos conselhos, outros empresários começaram a fazer perguntas sobre a minha empresa e uma delas foi: qual é o seu público-alvo? Naquele momento, estávamos focados nas PMEs, já que a dor destas empresas era não ter verba e nem saberem como capacitar seus colaboradores. Então me aconselharam: já que o prazo de negociação é tão longo e o ticket médio das PMEs é baixo, em função do número de colaboradores, porque não atacar as Enterprises?”, relembra.

Para Queiroz, a energia que ele utilizaria nas Enterprises seria a mesma das PMEs, porém no fechamento, o negócio seria bem maior e conseguiria escalar o seu produto de forma mais rápida. De lá para cá, o E3 Flix triplicou a quantidade de clientes e aumentou em 30% o número de usuários, alcançando um expressivo número de 125 mil usuários.

Exemplos como o da Cidadania 4U, GIM Digital e Escola E3 reforçam a importância da MOAI no mercado. A rede, que tem crescido cada vez mais, é um grande alicerce para as mentes empreendedoras. Com isso, os negócios se beneficiam e, em conjunto, o DF se fortalece no âmbito econômico, profissional e educacional.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti