Em 21 de abril de 1960, Juscelino Kubitschek inaugurou a tão sonhada capital do Brasil. Dois anos depois, o Grupo Marista também chegava ao planalto central, ainda intimista, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental, carregando o pioneirismo e os valores repassados pelo fundador Pe. Marcelino Champagnat. “Os provinciais tiveram uma visão de futuro. Uma visão que ali naquele lugar ia ser plantada uma grande cidade. Então a educação Marista seria oferecida para essas crianças”, ressalta o irmão Dario Bortolini.
A história do Grupo Marista com Brasília começa no Maristinha, localizado na 609 Sul.
Em 1974, foram iniciadas as primeiras turmas do Ensino Médio em instalações na 615 Sul. O novo espaço, o Maristão, como denominaram carinhosamente os brasilienses, recebeu as primeiras quatro turmas que contavam com 160 jovens, filhos dos pioneiros da recém-lançada capital. Cinco anos depois, o número de alunos já chegava a 1.300, sendo necessária a construção de um pavilhão de dois andares com salas de aula, biblioteca, sala de informática e cantina.
A Vila Marista começou a ser construída logo na sequência, em 1992, e hoje é conhecida como Chácara Manacá. O espaço é utilizado para práticas educacionais, realização de retiros e encontros. “Ao longo da história tivemos encontros muito intensos da Pastoral na chácara, envolvendo os alunos, as famílias e o colégio”, lembra o irmão Bortolini.
Nestes mais de 60 anos, o Colégio Marista Brasília coleciona várias conquistas e renovações como o Complexo Marista, que fará parte eternamente da história do Maristinha. Com mais de 5,2 mil metros quadrados de área construída, o complexo proporcionou para a comunidade escolar piscinas sofisticadas, ginásio, salas e laboratórios com alta tecnologia para atender os alunos.
Segundo Luiz Ricardo Timm, atual Diretor Geral do Marista Asa Sul, “O Marista tem uma forte cultura de investimento em suas estruturas e formação de docentes. O esporte e a cultura sempre fizeram parte da formação Marista e consequentemente seguimos investindo ao longo dos anos em instalações que se tornaram referência na cidade. Essa tem sido a tônica da presença Marista”, afirma Timm.
Referência, inovação e tecnologia
O último censo escolar de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que o Distrito Federal está entre as unidades da federação que mais opta pelo ensino privado na fase infantil. Com isso, o Colégio Marista Brasília tem como objetivo proporcionar educação integral que alia ensino forte à formação humana.
São 60 anos sendo referência de educação em Brasília. Com valores, base sólida e tecnologia que se complementam, formando o tripé capaz de manter o colégio como uma das principais opções na hora de escolher uma formação de qualidade, com uma proposta pedagógica contemporânea, que engloba projetos inovadores, tecnologia educacional e espaços de aprendizagem diferenciados.
Além disso, conta com uma estrutura ampla e moderna, sendo um dos únicos colégios a oferecer três unidades de ensino exclusivas para cada fase da vida: Pio XII (do Inf. 1 ao 1º ano – de 1 a 6 anos), Maristinha (do 2º ao 7º ano) e o Maristão (do 8º ano ao Ensino Médio).
A grade curricular proporciona o período integral, atividades artísticas, culturais e esportivas e Ensino Médio com Future Skills. Um grande diferencial do colégio é a estrutura católica e confessional, com uma equipe de pastoral voltada para a formação integral dos alunos, cultivando a solidariedade, a paz e o amor ao próximo.
O Marista Asa Sul contribuiu para o desenvolvimento de Brasília. Pelas carteiras do colégio passaram muitos engenheiros, médicos, artistas, advogados, psicólogos, enfim, profissionais que tiveram a base sólida de conhecimentos e os valores humanos e cristãos da marca Marista, que segue nesse movimento de crescer e se desenvolver junto com a cidade.
Matéria escrita pela jornalista Suzanny Costa