APRESENTADO POR LEONARDO DA VINCI

Mais de cinco décadas garantindo ensino de excelência

Com eficiência pedagógica, o Leonardo da Vinci atua no desenvolvimento de estudantes éticos, solidários, íntegros e preparados para os desafios da vida

Com 53 anos de atuação, o Centro Educacional Leonardo da Vinci preza por um ensino aliando teoria e prática. Unindo esses aspectos, a instituição busca desenvolver os seus estudantes para serem cidadãos éticos, responsáveis e pessoas cientes do seu papel na sociedade por meio da formação integral e evolução constante de acordo com as tendências do mercado.

“Nosso projeto pedagógico alia a excelente preparação acadêmica a uma formação humanizada que desenvolve cidadãos éticos, criativos, empreendedores e que vivem em equilíbrio consigo mesmos, com o seu ambiente e com o próximo de forma colaborativa e edificante. Assim, garantimos que os estudantes sejam de fato preparados para os desafios da vida” ressalta Michelle Manzur, diretora-executiva do Leonardo da Vinci.

Atuando do 1º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, a escola visa garantir uma ampla aprendizagem para dar ao aluno condições de vencer seus próximos desafios pessoais e profissionais. Além disso, o trabalho com valores humanos e a criação de um ambiente saudável também são prerrogativas essenciais para a instituição.

Sérgio Luiz de Sousa -

Considerada uma instituição tradicional da cidade, o Centro Educacional Leonardo da Vinci busca aprimorar a sua gestão, desde a sua fundação, em 1969. Ao longo dessa trajetória, foram implementadas iniciativas que marcaram a sua evolução dentro da educação do DF.

Para manter uma equipe altamente capacitada, o Leonardo da Vinci também participa ativamente na qualificação dos seus profissionais por meio da formação continuada. Com essa proposta, são oferecidas formações intensas para o aperfeiçoamento de toda a equipe pedagógica.

Favorecendo a aprendizagem

Buscando acompanhar as diferentes demandas da atualidade, o Centro Educacional utiliza recursos que compactuam com práticas inovadoras. “Um aspecto relevante nesse cenário é o emprego das tecnologias educacionais nas rotinas diárias, nas aulas de robótica, e nas aulas de STEAM.

Já no que tange excelência acadêmica dos estudantes, o colégio conta com uma ampla rede de profissionais de educação para oferecer suporte aos estudantes desde o início da formação, no ensino fundamental. Quando os alunos adentram o ensino médio, a metodologia se concentra no aprofundamento dos conteúdos básicos, em trilhas de aprendizagem inovadoras e disciplinas eletivas que aproximam o aluno do mercado de trabalho.

“Além da Formação Geral Básica, temos as nossas Trilhas: Ciências Exatas e suas Tecnologias, Comunicação e Mídias, Saúde e Qualidade de Vida, Ciências Sociais e Humanas Aplicadas. As Trilhas trazem temáticas atuais e equilibram a teoria e a prática integrando as áreas de conhecimento”, explica.

Outra questão que ganha destaque na escola diz respeito à adaptação para o Novo ensino médio, que foi cuidadosamente planejado pela equipe pedagógica e pelos professores do Leonardo da Vinci. Como diferencial, além da grade curricular padrão estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), foram implementadas um Disciplinas Eletivas em diferentes áreas.

“Para as Eletivas, a escola fez parceria com Universidades locais, internacionais e também com profissionais de mercado. São momentos preciosos de troca de conhecimento. Autoria, personalização, autoconhecimento, criação, protagonismo, vivência, escolha e aprendizagem”, complementa.

Sérgio Luiz de Sousa -
Sérgio Luiz de Sousa -
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O cuidado da instituição com a formação dos seus alunos possibilitou que o Leonardo da Vinci se destacasse com aprovações para as universidades. Neste ano, a instituição obteve 545 aprovações no Brasil e no exterior, até o momento. Desse total, 145 em Engenharias, 54 para Medicina, 21 na Universidade de São Paulo (USP) e 20 internacionais.

"As conquistas não param por aí: um de nossos alunos conquistou 10 das aprovações internacionais (três no Canadá e sete nos Estados Unidos) e mais 2 aprovações em instituições federais (UnB e UFU) em Engenharia Elétrica. Também, temos 3 irmãs, trigêmeas, que passaram em universidades federais. São histórias que nos deixam profundamente felizes e certos de que seguimos no caminho de transformar vidas por meio da educação", celebra.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti